Pombos: conheça os riscos que eles trazem para a saúde

IMG 0024Os pombos são aves que vivem com facilidade nas cidades.

Morando em edificações onde costumam fazer seus ninhos em telhados, forros, caixas de ar condicionado, torres de igrejas e marquises. Causam prejuízos por danificar as estruturas dos prédios.

Por serem simpáticos e símbolos da paz, algumas pessoas gostam de alimentá-los com restos de comida, pão, pipocas, que são alimentos inadequados e prejudicam a saúde dos animais, além de viciá-los.

Como dificilmente são caçados por outros animais, sua população cresce muito rápido e o aumento de sua quantidade tornou-se um grave problema de saúde, pois, podem causar várias doenças graves que podem levar à morte ou deixar seqüela, destacando-se:

Salmonelose: Doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes animais.

Criptococose: Doença provocada por fungos que vivem no solo, em frutas secas e cereais e nas árvores; e isolado nos excrementos de aves, principalmente pombos.

Histoplasmose: Doença provocada por fungos que se proliferam nas fezes de aves e morcegos. A contaminação ao homem ocorre pela inalação dos esporos (células reprodutoras do fungo).

Ornitose: Doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pelo contato com aves portadoras da bactéria ou com seus dejetos

Meningite: Inflamação das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.

Medidas de controle: 

Retirar ninhos e ovos

Umedecer as fezes dos pombos com desinfetante antes de varrê-las

Utilizar luvas e máscara ou pano úmido para cobrir o nariz e a boca ao fazer a limpeza do local onde estão as fezes

Vedar buracos ou vãos entre paredes, telhados e forros

Colocar telas em varandas, janelas e caixas de ar condicionado

Não deixar restos de alimentos que possam servir aos pombos, como ração de cães e gatos

Utilizar grampos em beirais para evitar que os pombos pousem

Acondicionar corretamente o lixo em recipientes fechados

Nunca alimentar os pombos.

É muito importante para nossa saúde controlar a população desses animais na comunidade, fazendo com que eles procurem locais mais adequados para viver, com alimentação correta e longe dos perigos das cidades. Um pombo na cidade vive em média 4 anos, enquanto que em seu ambiente natural pode viver até 15 anos.