Gestantes recebem repelente em Matão

 MG 6961Mais uma medida contra a Dengue está sendo tomada pela Prefeitura de Matão.

A partir desta semana, a Secretaria da Saúde distribuirá repelentes às mulheres grávidas. O objetivo é reforçar ainda mais as ações contra a doença, e previnir que o bebê tenha problemas agravantes. Os produtos já foram entregues para todas as Unidades de Saúde e serão distribuídos pelos médicos, somente para as grávidas que fazem o pré-natal em uma das unidades.

A ação é tomada diante do aumento inesperado e inusitado dos casos de microcefalia em recém-nascidos, atribuído ao vírus Zika. “É importante ressaltar que esta medida está sendo tomada em Matão como forma de prevenção, pois não temos casos de microcefalia na cidade, causada pelo mosquito. Consideramos também os números de gestantes que viajam para outros locais, principalmente nesta época de verão. Neste período o risco de contrair a doença é ainda maior se não houver a proteção necessária”, explicou a diertora do Departamento de Saúde, Joice Nogueira.

Este é mais um dos trabalhos de prevenção, devido ao aumento do número de casos de crianças, que nascem com microcefalia no país, ocasionada supostamente pelo Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

Para prevenir a doença, além das medidas de controle dos focos criadores (água parada), a gestante deve se proteger contra a picada do inseto com o uso de roupas compridas, telas nas janelas e também com repelentes.

“Lembrando que o mosquito só está presente em locais favoráveis para seu criadouro. Todos devem tomar cuidados, e este cuidado deve ser ainda mais redobrado nesta época de chuva”, frizou a diretora de Saúde.

Mesmo quem foi atendido em consultório médico, particular ou de convênio, e foi diagnosticado com a doença deve fazer a notificação para que os agentes possam ir ao bairro e fazer o chamado “bloqueio”, que é a procura e a eliminação dos criadouros do mosquito em um raio de pelo menos 100 metros da residência afetada, evitando que outras pessoas peguem a doença. A Prefeitura de Matão disponibiliza o telefone 3384-8865 para que os casos confirmados sejam notificados.

 MG 6961