10 dicas práticas para emagrecer com saúde

truques-perda-de-pesoQuando o objetivo é perder peso, os caminhos à percorrer são muitos. Confira!

Embora alguns sejam mais fáceis e rápidos, no entanto, nem sempre eles conseguem oferecer resultados em longo prazo e favorecer a sua saúde. Se esse é o seu grande drama, confira algumas dicas práticas para emagrecer sem desrespeitar o seu corpo.

Simplesmente deixar de comer não ajudará em nada no processo de emagrecimento. Pelo contrário, o jejum acaba prejudicando o estômago e causa desequilíbrio nutricional e até calórico.

10 dicas práticas para emagrecer com mais saúde

Pronto para começar a mudar a rotina e conquistar o emagrecimento saudável? Não existe fórmula pronta ou mágica, a saída é aprender a adaptar seus hábitos e conhecer melhor o seu organismo. A perda de peso aparece como consequência.

Beba bastante água

Sempre que possível busque estar hidratando o seu corpo. Você ficará mais ativo e seu metabolismo vai funcionar de uma forma muito melhor. O ideal é beber entre dois e três litros de água por dia.

Coma com frequência

Como mencionado anteriormente, o jejum não faz bem. O ideal é se alimentar em um período de três em três horas. Entre o café da manhã, almoço e jantar, opte por lanches saudáveis. Frutas, iogurtes e produtos integrais são boas opções. Isso mantém o metabolismo funcionando corretamente. 

Comer mais vezes é comer menos em quantidade

Já que você estará comendo com frequência, a fome durante as principais refeições do dia não será tão grande. Aproveite então para reduzir as porções. Mas nada de passar fome.

Pratos verdes

As saladas são uma das principais dicas práticas para emagrecer. Se você ainda não possui o costume de ter legumes e verduras no prato, trate de mudar. Cenoura, alface, brócolis e tomate são algumas opções básicas que você deve comer com frequência.

Não deixe de comer carne

Assim como a salada, as carnes tem papel fundamental na hora de emagrecer. Porém, é necessário ficar atento a quais tipos consumir. As mais indicadas são cortes sem gordura de bovinos, frango e peixe. Caso você seja vegetariano, a dica é conversar com um nutricionista e verificar as substituições mais adequadas.

Sucos naturais

Para não ficar apenas na água, os sucos naturais são uma opção. No entanto, nada de optar pelas versões de caixinha. Eles são tão prejudiciais quanto os refrigerantes.

Não desista

Começar uma dieta é sempre complicado. Se passar do limite algum dia ou cair na tentação de comer algum doce, não desista. Retorne com o controle no outro dia. Dentre as dicas práticas para emagrecer, essa é uma das mais preciosas.

Veja a dieta como algo bom

Não encare a nova alimentação como um fardo. Foque no pensamento de que, além de emagrecer, você também estará cuidando da sua saúde. Aos poucos, a dieta ficará enraizada nos seus hábitos, tornando-se algo natural.

Pratique exercícios físicos

As dicas práticas para emagrecer não ficam apenas na área da nutrição. Para ter resultados satisfatórios e emagrecer para valer é preciso aliar uma alimentação saudável com atividades físicas. Um dos melhores exercícios é caminhar.

Ajuda profissional

É importante buscar uma ajuda especializada para emagrecer. Uma nutricionista vai poder orientar você quanto ao que comer, quando e em quais quantidades. Um cardápio personalizado, levando em conta os seus gostos, poderá ser feito.

Procure também um profissional para ver a sua saúde e as suas condições clínicas para realizar atividades. Isso vai garantir que você não tenha nenhuma surpresa negativa enquanto caminha ou corre.