Publicidade

Atenção
  • JFolder::files: O caminho não é um diretório. Caminho: /home/mataonet/public_html/images/2015/alave
Aviso
  • There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/2015/alave

5 de Maio: Dia Mundial de Higiene das Mãos

image1Você sabia que o simples ato de higienizar as mãos, seja com água e sabonete ou com gel alcoólico, pode salvar muitas vidas?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu em 2007 o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higiene das Mãos, com o objetivo de melhorar a higienização das mãos e reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários nos serviços de saúde.

Você sabia que o simples ato de higienizar as mãos, seja com água e sabonete ou com gel alcoólico, pode salvar muitas vidas? A higiene das mãos, comprovadamente, evita a transmissão de microorganismos, protegendo pacientes, familiares, visitantes e profissionais da saúde contra as infecções.

Com base nisso e considerando a RDC 36/2013, que integra o elenco de medidas do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde e da Anvisa, o Hospital Carlos Fernando Malzoni aderiu ao projeto do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) 'Mãos limpas são mãos mais seguras', que é composto por 5 fases: 1) Formação do Grupo de Higienização das Mãos (GHM); 2) Avaliação básica da estrutura existente e escolha das unidades participantes (UTI Adulto, UTI Neonatal e Pediátrica, Central de Materiais e Esterilização, Centro Cirúrgico e Hemodiálise); 3) Avaliação de retorno através da aplicação de questionário aos funcionários das unidades para verificação do conhecimento sobre higienização das mãos e medição da quantidade de gel alcoólico utilizado por unidade; 4) Capacitação teórica e prática; 5) Avaliação final através de nova aplicação de questionário e nova medição da quantidade de gel alcoólico.

No momento, o Hospital encontra-se na fase 4: o Grupo de Higienização das Mãos (GHM) capacitou todos os profissionais e voluntários, recentemente. Além disso, a instituição conta com adesivos colados nos dispensadores de sabonetes / gel alcoólico e banners em vários pontos para orientar e envolver colaboradores, que por sua vez instruem acompanhantes de pacientes e até mesmo visitantes. {gallery}alave{/gallery} 

Pesquise no Site

Publicidade