Unidades Básicas realizam vacinação contra febre amarela

 DSC1179Doses estão sendo enviadas regularmente ao município pela Secretaria de Estado da Saúde; vacinação é necessária para quem mora ou trabalha na zona rural e para quem vai viajar para áreas de risco

Devido aos casos de febre amarela registrados em Minas Gerais, Espírito Santo e ainda no município vizinho de Américo Brasiliense, muitos matonenses têm procurado os postos de saúde para tomar a vacina contra a doença. A vacinação está sendo realizada normalmente nas Unidades Básicas de Saúde e no PSF do Residencial Cadioli e não estão faltando doses para atendimento da população. Porém, a procura tem sido grande e o Ministério da Saúde está enviando quantidades maiores somente para os estados onde a situação é preocupante.

Nas unidades básicas de Matão, a vacinação tem acontecido no período da manhã, das 8h às 11h, e muitas pessoas que já receberam a imunização estão comparecendo novamente aos postos. Além disso, grande parte dos munícipes tem comparecido sem a carteirinha de vacinação. A prioridade, no entanto, é para pessoas que moram ou trabalham nas áreas rurais da cidade e quem vai viajar para os estados onde a doença tem feito vítimas.

De acordo com a enfermeira Ana Maria Fontoura Bopp, o momento não é de preocupação, pois as vacinas têm chegado regularmente às unidades básicas do município. “A população está procurando os postos de saúde e nós estamos aplicando as vacinas. Recebemos doses toda semana e em quantidades que atendem quem nos procura. Evidentemente, a quantidade que recebemos é menor em relação aos estados que enfrentam problemas com a doença, pois o Ministério da Saúde tem dado prioridade a estas regiões. Mesmo assim, em janeiro foram 1500 doses aplicadas em Matão e nesta semana já recebemos mais doses para todos os postos”, relata.

Com relação à necessidade de se tomar a vacina, é importante lembrar que a dose tem validade de 10 anos e que, após a segunda dose, não é necessário mais receber a imunização, válida por toda a vida. Para o secretário da saúde, João Guimarães Junqueira Neto, é bom ficar atento às restrições e ainda levar sempre a carteira de vacinação. “Há pessoas que procuram os postos e não têm ou não levam a carteirinha, o que é muito importante para que tenhamos controle da vacinação. A vacina é elaborada com o vírus vivo atenuado e quem tem imunidade baixa ou alergia à gema do ovo não deve tomar a dose, assim como gestantes e bebês menores de seis meses. Pessoas com mais de 60 anos também só podem tomar mediante indicação médica, e o mais importante, vamos vacinar com ênfase a população das áreas rurais”, alerta.

Dengue

Desde setembro, Matão não registra nenhum caso de Dengue, Zika ou Chikungunya. Mesmo com as chuvas do verão, que favorecem a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, em janeiro também não foram registrados casos, somente três suspeitas que não foram confirmadas. No entanto, o trabalho de