Mutirão do Olho Diabético é neste sábado,6

Document-page-001-1Hospital de Matão, em parceria com a Prefeitura, estima atender mil diabéticos

O Hospital 'Carlos Fernando Malzoni' realiza neste sábdo, 6, o mutirão do Olho Diabético. A ação faz parte da campanha “De Olho no Diabetes”, promovida pela Centro de Referência de Ensino, Saúde e Pesquisa com intuito de prevenir a cegueira. “O mutirão é uma parceria do Hospital de Matão e Prefeitura Municipal e faz parte das ações promovidas pela nova gestãdo do programa de Estratégia da Saúde da Família (ESF). Os trabalhos serão comandados pelo médico Dr. José Augusto Cardillo, especialista em retinopatia diabética”, explica a administradora hospitalar, Denise Minelli.

Estima-se atender mil pacientes diabéticos da cidade de Matão. “Muitos pacientes passam pela avaliação oftalmológica, mas não em um retinólogo, especialista em identificar problemas na retina. Por isso, oferecer esse exame gratuitamente pode auxilixar na prevenção de muitos casos de cegueira”, comenta Denise. Uma equipe de médicos e enfermeiros será a responsável pela avaliação dos casos que comparecem no único dia da ação. “Será oferecido o tratamento gratuito para os pacientes que apresentarem alterações no exame do fundo do olho”, destaca a administradora hospitalar.

Segundo José Augusto Cardillo, os pacientes não serão somente diagnosticados, se houver a detecção de problemas no olho haverá também o acompanhamento. “Não adianta somente apontar que a pessoa tem um problema, por isso esse projeto tem um diferencial. Não será oferecido somente o diagnóstico preventivo precoce, como também vai ser ofertado todo o tratamento clínico e cirúrgico de forma gratuita”, aponta. Para o Prefeito Edinardo Esquetini, o número de pessoas interessadas na campanha pode surpreender. “Nós estamos muito felizes com essa parceria e esperamos que mil matonenses sejam atendidos, mas acreditamos que o número pode ser superior. Nós queremos trabalhar a prevenção, a prevenção custa mais barato e nesse sentido, de olho no diabetes, estaremos expandindo em uma campanha anual para prevenção da cegueira”, disse.

Todo o processo será realizado no Hospital de Matão, com entrada pela portaria principal na Avenida Sete de Setembro, triagem e avaliação no Ambulatório da instituição. “É importante frisar que atenderemos somente os pacientes que já tem o diagnóstico de Diabetes. O mutirão será das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento prévio”, ressalta Denise.

Serviço

Mutirão do Olho Diabético

Local: Hospital 'Carlos Fernando Malzoni' – entrada pela portaria principal na Av. 7 de Setembro

Horário: 8h às 16h

Público Alvo: Pacientes diabéticos

Fonte: Hospital de Matão | Foto: Divulgação

Document-page-001