Publicidade

Águas de Matão e parceiros realizam Mutirão de Limpeza na nascente do córrego Santa Maria

Santa Maria 2Como parte das atividades que marcam a Semana do Meio Ambiente, a Águas de Matão e parceiros realizam neste sábado, dia 7, a partir das 8h30, o projeto Nascente Limpa, Rio Saudável.

A primeira semente desse projeto será um mutirão de limpeza na nascente do Córrego Santa Maria, localizada no Jardim Paraíso, a partir da união de parceiros, moradores, colaboradores, ambientalistas e amigos.

Participam dessa iniciativa os grupos Matão Mais Verde, Quero Ver Meu Rio Limpo, Escoteiros, Rotary Club Matão e Departamento Municipal de Meio Ambiente. O objetivo dos participantes é recolher todo tipo de lixo despejado irregularmente na região da nascente e conscientizar moradores sobre a importância de se preservar a mata ciliar que protege o córrego Santa Maria.

“Nossa principal meta é iniciar um trabalho de conscientização a fim de que os próprios moradores se tornem fiscais do meio ambiente, coibindo, assim, o despejo de lixo e entulho na nascente”, explica o gestor de Projetos Socioambientais da Águas de Matão, Paulo Guerreiro.

As matas ciliares são formadas por árvores nativas e vegetação rasteira que têm como principal função proteger nossas nascentes e, consequentemente, a saúde de nossos córregos e rios. Sem essa proteção, rios e nascentes ficam vulneráveis à escassez de água ou ressecamento, erosão e assoreamento, rebaixamento do lençol freático e contaminação.

Além do mutirão, a Águas de Matão realizou nesta semana, em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, palestras internas e externas de conscientização ambiental, bem como distribuiu entre seus colaboradores informes diários com dicas de preservação. “Atitude faz toda diferença. Muitas vezes, pequenas mudanças em nosso dia a dia têm um resultado bastante significativo, inclusive do ponto de vista da economia em casa e no trabalho”, conclui o gestor.

Para quem quiser participar do mutirão deste sábado, o ponto de encontro será no posto de saúde do Jardim Paraíso, localizado na avenida Francisco Albericci, 3060, às 8h30. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3383-1990.  

Pesquise no Site

Publicidade