Notas: Hospital Carlos Fernando Malzoni

entrega chaves fórumPCR é tema de treinamento para enfermagem

A Parada Cardiorrespiratória (PCR) foi pauta de um treinamento realizado pelo Departamento de Enfermagem durante o mês de abril. Com conteúdo teórico e prático, as aulas foram ministradas pelos médicos intensivistas Dra. Liliana Ujikawa e Dr. Lucas Massari, que puderam atualizar os protocolos e rotinas da realização da manobra de PCR.

Participaram do treinamento técnicos e auxiliares de enfermagem, além de estudantes da Escola Técnica " Sylvio de Mattos Carvalho", matriculados no curso de técnico em enfermagem.

treinamento condutoresCondutores de ambulância são capacitados sobre prevenção de acidentes

O Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) realizou na última semana, treinamento para aprimoramento das técnicas de direção de veículos de socorro, as ambulâncias. Foram convidados condutores do serviço, bem como demais motoristas que atuam na rede municipal de saúde e hospital. As aulas, ministradas por cinco profissionais de diversas áreas, como segurança e trânsito, tem como objetivo principal inibir a ocorrência de acidentes com ambulâncias.

De acordo com o coordenador do SAMU, Dr. Izaias Longhitano, os acidentes com ambulâncias aumentaram no estado. "Isso nos traz um alerta sobre a necessidade de atualização desse pessoal. Por isso mesclamos profissionais de diversas áreas para aprimorar o conhecimento dos condutores", explica o médico.

visita dia das mães 03Mães internadas recebem visita de voluntários

Voluntários de um grupo de jovens da comunidade católica de Matão, realizaram no último domingo, 06, uma visita especial as pacientes internadas no Hospital 'Carlos Fernando Malzoni'. Homenageando as mães que estavam internadas na instituição, os voluntários percorreram os leitos das alas femininas (Posto B, Maternidade e Convênios) fazendo uma apresentação musical e entregando rosas, remetendo ao próximo domingo, no qual se comemora o Dia das Mães.

Foram presenteadas tanto pacientes, quanto acompanhantes. Os voluntários foram acompanhados por representantes do Grupo de Trabalho Humanizado, GTH, que busca desenvolver no ambiente hospitalar atividades que envolvam a comunidade externa sempre com o objetivo de humanizar a assistência e a estadia do paciente.

protocolo sepseEnfermagem e equipe médica alinham protocolo de sepse

O diretor técnico do Hospital 'Carlos Fernando Malzoni', Dr. César Minelli, reuniu na última semana a equipe de enfermagem do Pronto Socorro para atualização e implementação de protocolo de sepse na instituição. A reunião foi realizada no auditório do Hospital e pode contextualizar os enfermeiros sobre as medidas a ser tomadas quando na presença de sintomas de infecção grave.

Chaves do antigo Fòrum são entregues ao Hospital Na última semana, a administradora hospitalar, Denise Minelli, recebeu as chaves do prédio do antigo Fórum. O local foi doado ao Hospital de Matão pelo ex-governador, Geraldo Alckmin, e agora passará por avaliações para posterior instalação de serviços.

De acordo com o Presidente do Conselho Administrativo e Diretoria Executiva do Hospital, João Carlos Marchesan, o compromisso com a doação do prédio foi firmado há dois anos. “Em fevereiro de 2016, na ocasião da inauguração do novo prédio do Fórum na cidade, o Governador afirmou publicamente que o Fórum desativado seria destinado ao Hospital. O governo do Estado é ciente do trabalho sério que desenvolvemos dentro da instituição e por isso apoia a abertura e ampliação de novos serviços na cidade, que atendem tanto Matão quanto a nossa região”, explica Marchesan.

A área construída de mais 3,3 mil m² será estudada de forma a ampliar e abrigar novos serviços de saúde. O local ainda conta com amplo estacionamento de 1 mil m².

entrega chaves fórum