Amamentação é foco do Agosto Dourado

aleitamento maternoMês busca incetivar o aleitamento materno

Com o objetivo de conscientizar pais e familiares  sobre seu papel  no apoio à  prática do aleitamento materno, a campanha Agosto Dourado busca empoderar famílias e incentivar a amamentação.

De acordo com a coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Carlos Fernando Malzoni, Thais Baldan, o leite materno é o melhor alimento para a saúde e desenolvimento do bebê.

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que o aleitamento materno é a maneira ideal para fornecer às crianças os nutrientes que necessitam para um desenvolvimento saudável. A amamentação auxilia na transmissão de anticorpos da mãe para o bebê, evitando problemas de saúde durante a vida da criança”, explica.

O Hospital Carlos Fernando Malzoni tem, desde 2013, um espaço destinado para a coleta de leite humano. “O Posto de Coleta de Leite Humano busca doações para os bebês internados na UTI Neonatal do Hospital e orienta as mães que tem dúvidas sobre a amamentação”, conta a coordenadora.

No Agosto Dourado, o Posto de Coleta realizou uma palestra em celebração a campanha, destinada aos profissionais da área da saúde, dessa forma, reciclando e preparando enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, na abordagem e conceito da importância do aleitamento.

“Convidamos a fundadora do Banco de Leite do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, a enfermeira, Anália Ribeiro Heck, para contar sua trajetória de trabalho e enfatizar a importância da conscientação junto as mães”, comenta Thais.

Para a enfermeira, que hoje dá nome ao Banco de Leite de Ribeirão Preto, é preciso capacitar a mãe para o pós gestação. “A mãe se prepara para a gestação e para o parto e esquecemos de reforçar como é preciso estar preparado para receber uma criança. A amamentação não é fácil, mas é possível, as equipes de saúde devem preparar as mulheres para a amamentação e estar prontos para orientá-las em caso de dúvidas e dificuldades. Campanhas como o Agosto Dourado auxiliam na divulgação da importância do aleitamento materno, mantendo o assunto em pauta em discussões, na mídia e em momentos como esse”, afirma Anália Ribeiro Heck, que também é Presidente da Associação de Profissionais de Banco de Leite Humano.

aleitamento materno