Publicidade

Posto de Coleta de Leite Humano completa um ano de funcionamento em Matão

DSC03478Mais de 30 bebês foram beneficiados na UTI neonatal do Hospital Carlos Fernando Malzoni

Com papel fundamental na proteção e estímulo ao aleitamento, o Posto de Coleta de Leite Humano 'Luzia Valila do Nascimento' completou um ano de funcionamento. O trabalho, além de se firmar como forte colaborador no incentivo ao prolongamento da amamentação, oferece apoio aos bebês internados na UTI neonatal.

“Este leite é ofertado aos recém nascidos internados na Unidade de Tratamento Intensivo, que não podem ser amamentados pelas próprias mães. Assim, eles têm a chance de receber os benefícios do leite materno”, explica a coordenadora do Posto de Coleta, Thais Baldan de Camargo.

O Posto de Coleta foi inaugurado no dia 27 de julho do ano passado, após extensa campanha de arrecadação de fundos e colaboração de entidades matonenses. De acordo com a coordenadora, mais de 30 recém-nascidos foram beneficiados com o leite doado. “Em torno de 35 bebês receberam ajuda do Posto. Com esse leite a criança se desenvolve saudável, tem mais chance de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias”, aponta Thais.

Entretanto, o número de doações de lactantes segue baixo, mesmo com a constante orientação. A fonoaudióloga e coordenadora do Posto lembra, “as doadoras precisam entender que a produção do leite depende do esvaizamento das mamas, quanto mais a mãe amamenta – ou esvazia as mamas – mais leite ela produz”.

O atendimento no Posto de Coleta de Leite Humano ‘Luzia Valila do Nascimento’ é de segunda à sexta-feira, das 7 às 13 horas, com acesso pela Avenida Siqueira Campos, na recepção do Instituto Cardiovascular/Hemodinâmica/SADT do Hospital de Matão.

O leite doado pelas mães é encaminhado ao HC de Ribeirão, onde é feito o controle de qualidade, retornando para Matão em seguida e disponibilizado às crianças que necessitam desse alimento. Outras informações podem ser obtidas no Hospital (telefone 3383-2500, ramal 2133).

Fonte: AI Hospital Carlos Fernando Malzoni 

Pesquise no Site

Publicidade