Publicidade

Vacinação contra gripe começa na segunda (23/03)

VacinaçãoCampanha foi antecipada devido pandemia do coronavírus; Vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde.

Na segunda-feira (23), começa a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2020 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacinação tanto em Matão quanto em São Lourenço do Turvo. O dia D de mobilização nacional esta marcado para 9 de maio. Com uma realização da Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde, a ação foi antecipada por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). Lembrando que a vacina será trivalente, sendo duas cepas para influenza A e uma para influenza B.

Tânia Mara Bambozzi, enfermeira-chefe do Centro de Saúde, explica o objetivo desta antecipação da vacinação contra gripe. "A ideia é antecipar a vacinação porque se você está protegido de uma gripe, conseguimos fazer o diferencial de diagnóstico de possíveis casos de coronavírus. Até porque se uma pessoa esta vacinada e apresentar sintomas do Covid-19, já podemos descartar a gripe e fazer os exames necessários para o novo vírus. Queremos que as pessoas entendam o que esta acontecendo neste momento em todo o mundo e que saibam que esta campanha vai ajudar a minimizar possíveis casos graves tanto de influenza quanto do coronavírus", diz.

O primeiro grupo a ser vacinado será o das pessoas acima de 60 anos e funcionários da área da Saúde. A segunda fase abrangerá professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já a terceira e última etapa terá disponibilizará a vacina para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que, neste ano, também fazem parte do grupo prioritário.

Vale ressaltar que não há muitas contraindicações em tomar a vacina da gripe. Ela está proibida somente para quem tem alergia grave ao ovo, considerada uma condição rara. Isso se deve ao fato de os antígenos que são colocados no imunizante serem cultivados dentro da casca e utilizarem a gema e a clara para se replicarem durante o processo de fabricação.

Vacinação

Pesquise no Site

Publicidade