Executivo lança plataforma virtual para atender a população durante a pandemia do novo coronavírus
A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde, mais uma ferramenta para auxiliar e orientar a população matonense durante a pandemia do novo coronavírus.
Trata-se de uma plataforma digital, batizada de “Bela”, que utilizará o whatsapp para fazer uma avaliação do estado de saúde de quem solicitar atendimento.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde, a Elo Group e o Instituto Votorantim. O Plantão Epidemiológico de Sobral já oferecia atendimento pelo whatsapp, mas com essa nova ferramenta os atendimentos terão uma redução no tempo de espera.
O prefeito Edinardo Esquetini relatou a importância de ter a Bela no auxílio do covid. “Sabemos da importância que a assistente virtual Bela terá neste momento de pandemia, principalmente no combate as fake news, pois quando a gente entra em contato com ela no whatsapp, ela nos informa também o que é fato e o que é fake, além de analisar a situação clínica dos pacientes, pois se ela tem o potencial de realizar uma triagem do paciente e averiguar que se faz necessário um atendimento médico. Se for necessário um atendimento médico, a própria Bela informa o paciente para que ele possa procurar o posto mais próximo de sua residência”, disse Edinardo.
Para iniciar o teleatendimento é necessário apenas mandar um “oi” para o número (11) 95474-2762. Assim, a Bela (atendente virtual) poderá conduzir a conversa, tirar dúvidas e até mesmo, para atendimento psicológico, se necessário. O atendimento virtual é gratuito e não terá custo nem para o município e nem à população.
O que é a Bela?
A Bela é uma plataforma inteligente de telessaúde para municípios que implementa a linha de cuidado digitais para atendimento de pacientes da Covid-19, além de orientações relacionadas a saúde mental.