Campanha “Fique Sabendo” é lançada em Matão

IMG 0038Em comemoração ao Dia Mundial de Combate a AIDS, uma passeata foi realizada na manhã de segunda-feira (01/12), pelas principais ruas da área central.

Além de alertar a população sobre a doença, os participantes orientaram sobre o lançamento da Campanha “Fique Sabendo” que visa detectar de forma precoce, pessoas com o vírus da Aids (HIV) e encaminhá-los para tratamento.

Todos os Postos de Saúde e Programa Saúde da Família disponibilizam gratuitamente o teste no município. Para efetuar a coleta de sangue, é necessária a apresentação da carteira de identidade (RG). O teste rápido que possibilita o resultado imediato, este ano, é efetuado em todas as unidades de saúde.

Apesar dos avanços das pesquisas das novas medicações, a doença ainda não tem cura. “Por isso, precisamos conscientizar principalmente os jovens, pois mesmo com os diversos tratamentos que proporcionam melhoria na qualidade de vida dos portadores, ela não tem cura. Quando o individuo se expor a qualquer situação de risco, é necessário que faça imediatamente o teste, pois quanto mais rápido descobrir, menor serão as chances de complicações. Mesmo assim, a prevenção é a principal aliada desta luta.”, explicou a enfermeira Tânia Mara Macini Bambozzi.

Em Matão as ações da Campanha “Fique Sabendo” é realizada pela Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio dos alunos do curso de enfermagem da ETEC “Sylvio de Mattos Carvalho” e GASPA.

Por que você deve fazer o teste?

Saber se tem o HIV precocemente permite começar o tratamento no momento certo e ter uma melhor qualidade de vida.

Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Situações de Risco

O HIV pode ser transmitido:

• Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais;

• Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;

• De mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação;

• Por transfusão de sangue.

Mas é bom lembrar que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas.