Publicidade

É Carnaval em Matão! A “avenida” ficou maior e o “Tô Matão” volta com mais de 20 atrações musicais

966d0bc3 0f16 4e62 ab7a 23e965a62662Já está tudo pronto para a retomada do carnaval “Tô Matão”.

A festa que chega em sua maior edição, começa oficialmente na sexta-feira (17), com o tradicional bloco “Unidos do Rabo de Galo”, que abre a programação na “Rua do Esquenta”, a partir das 17h00. Na sequência acontece o primeiro show da noite na praça “Alfredo de Paiva Garcia”, às 21h00, com a banda “Cadeia Nacional”, e, logo após, o DJ Kiko Alves garante a animação da madrugada. O evento que acontece até terça-feira (21), conta com mais de 20 atrações musicais que estarão divididas em três matinês, cinco shows musicais noturnos, cinco apresentações com DJ’s e cortejos dos blocos e baterias da cidade. O “Tô Matão” é realizado pela Prefeitura de Matão.

“Esta festa faz parte da história da cidade e tem um valor cultural e saudosista, por envolver gerações que fizeram dela um símbolo de manifestação da alegria dos matonenses. É um momento onde pessoas da nossa cidade e da região se reencontram para celebrar a vida com seus familiares e amigos. Estou muito feliz por mais este momento em nosso Governo, pois além da retomada, estamos trazendo um ressignificado aos eventos como o Corpus Christi, Show da Virada e, agora, “Tô Matão”. Espero que todos se divirtam com responsabilidade e aproveitem estes dias para exaltar a felicidade”, enfatizou o prefeito Cido Ferrari.

Após 7 anos interrompida, uma das principais festas populares da região, volta a acontecer em um formato maior que as edições passadas, com novidades que animarão todos os foliões. Toda a infraestrutura para receber as milhares de pessoas, está sendo montada desde o final de semana na praça “Alfredo de Paiva Garcia”, na Rua Itápolis (Rua do Esquenta, próximo ao lago municipal), na praça “Sizenando Silveira Leite” (Matinha do Bosque) e na praça “José Zangari” (Distrito de São Lourenço do Turvo).

“Estamos felizes que o ‘Tô Matão’ retorna à cidade através do Departamento de Cultura, porque isso também reforça o caráter cultural do carnaval, que se mantém vivo há séculos, passando tradições e inovações de geração em geração. Na essência, o carnaval é uma festa democrática, onde as ruas são tomadas pelo povo para se divertir e se encontrar. E é isso que esperamos: encontrar a todos e todas nesses cinco grandes dias de festa”, acrescentou o diretor de Cultura, Juliano Jacopini.

As atrações musicais ficarão por conta das bandas “Cadeia Nacional”, “Turma do Samba”, “Flor de Abóbora”, “Sakanas”, “Samba de Irmãos”, “Show Beat Samba” e “Resenha dos Amigos”. Para completar a animação, todos os dias, antecedendo o show da noite, o DJ Renato Pimenta participa da “Rua do Esquenta” em trio elétrico.

Após o encerramento de cada show, outros DJ’s convidados comandarão a frequência sonora, sendo eles, “DJ Kiko Alves”, “DJ Ulisses Philipelli”, “DJ Raíssa Assunção”, “DJ Marjeta” e “DJ Thigor Gharda”.

Estrutura

Palcos, banheiros químicos, som, iluminação, tendas para prestação de serviços, praça de alimentação e áreas de emergência, compõem os variados setores de organização estrutural física. Além disso, centenas de servidores de todas as Secretarias Municipais, junto as demais equipes contratadas, se dedicam para o evento acontecer com toda a segurança.

Serviços Apoio e Proteção

Para este evento, uma rede de proteção aos direitos humanos foi formada entre os departamentos da Prefeitura, Ministério Público, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e Policias Civil e Militar.

Pessoas que se sentirem assediadas, aliciadas, importunadas, ameaçadas, discriminadas ou violentadas poderão procurar ajuda em um espaço dedicado ao acolhimento das vítimas que serão orientadas a registrar a denúncia para posteriormente serem encaminhadas a estes órgãos competentes.

A prática de qualquer um destes ou demais atos de violação aos direitos humanos é configurado em crime diante do código penal brasileiro.

Se preferir, denúncias também podem ser feitas através dos seguintes canais:

Disque denúncia – 181
Disque 100
Central de Atendimento à Mulher - 180
Polícia Militar – 190

Serviços de Saúde

Com o intuito de preservar a segurança dos foliões, a Prefeitura de Matão disponibilizará uma área de serviços da Secretaria da Saúde, que distribuirá preservativos feminino e masculino, testes de gravidez, além de aferir de pressão e realizar testes de glicemia. Para casos de emergências, ambulâncias também estarão à disposição. Outra novidade desta edição será o acolhimento de um psicólogo no local para acolhimento das pessoas.

Praça de Alimentação

Com o objetivo de contribuir com os trabalhos das entidades e demais projetos assistenciais, a comercialização de produtos na praça de alimentação da praça “Alfredo de Paiva Garcia” será realizada pela Associação Pão Nosso, Grupo Escoteiros Terra da Saudade, ONG Amigos da Mulekada, Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer de Matão (APFCC), Lar ão Vicente de Paulo (Asilo), Conferência São Francisco de Assis, Instituto NAF Matão, Coletivo Poses da Liberdade e projeto Mandacaru.

Programação

Sexta-feira (17)

17h00 às 20h00 – “Esquenta” (lago municipal) - Blocos Unidos do Rabo de Galo
e Vixe Maria
20h00 às 21h00 – Cortejo (Pq. Ecológico até a Praça Alfredo de Paiva Garcia)
21h00 às 23h30 – Show Banda Cadeia nacional (Praça Alfredo de Paiva Garcia)
23h30 às 02h00 – DJ Kiko Alves (Praça Alfredo de Paiva Garcia)

Sábado (18)

14h00 às 17h00 – Matinê “Samba de Irmãos” - (São Lourenço do Turvo)
17h00 às 20h00 – “Esquenta” (lago municipal) – Blocos Alcoontece
e Garra Azul e DJ Renato Pimenta
20h00 às 21h00 – Cortejo de Blocos (Pq. Ecológico até a Praça Alfredo de Paiva Garcia) 21h00 às 23h30 – Show grupo “Sakanas” (Praça Alfredo de Paiva Garcia)
23h30 às 02h00 – DJ Ulisses Philipelli (Praça Alfredo de Paiva Garcia)

Domingo (19)

14h às 17h00 – Matinê “Samba de Irmãos” - (Matinha do Bosque)
17h às 20h00 – “Esquenta” (lago municipal) - Blocos Batucada na Geral e DJ Renato Pimenta
20h às 21h00 – Cortejo de Blocos (Pq. Ecológico até a Praça Alfredo de Paiva Garcia)
21h às 23h30 – Show “Turma do Samba” - (Praça Alfredo de Paiva Garcia)
23h30 às 02h00 – DJ Raíssa Asunção (Praça Alfredo de Paiva Garcia)

Segunda-feira (20)

17h às 20h00 – “Esquenta” (lago municipal) – Blocos Casa Pipa e DJ Renato Pimenta
20h às 21h00 – Cortejo de Blocos (Pq. Ecológico até a Praça Alfredo de Paiva Garcia) 21h às 23h30 – Show “Beat Samba” - (Praça Alfredo de Paiva Garcia)
23h30 às 02h00 – DJ Marjeta (Praça Alfredo de Paiva Garcia)

Terça-feira (21)

14h às 17h00 – Matinê “Resenha dos Amigos” - (Matinha do Bosque)
17h às 20h00 – “Esquenta” (lago municipal) – Blocos Batucada na Geral
e 100% Negro e DJ Renato Pimenta
20h às 21h00 – Cortejo de Blocos (Pq. Ecológico até a Praça Alfredo de Paiva Garcia)
21h às 23h30 – Show “Flor de Abóbora” - (Praça Alfredo de Paiva Garcia)
23h30 às 02h00 – DJ Thigor Gharda (Praça Alfredo de Paiva Garcia)

966d0bc3 0f16 4e62 ab7a 23e965a62662

Pesquise no Site