Publicidade

Prefeitura de Matão regulariza coleta de lixo na cidade

5572904Durante a semana, munícipes colaboraram com poder público na coleta do lixo

Após enfrentar duas paralisações de trabalhadores da coleta de lixo desde o início do ano e constatar irregularidades que culminaram na rescisão do contrato com a empresa Limpus Soluções Ambientais, a Prefeitura de Matão espera regularizar o serviço nesta quinta-feira (19). Desde a semana passada a coleta vinha sendo feita com caminhões cedidos pela Secretaria de Serviços Municipais e, sensibilizada pela situação, a população foi às ruas para ajudar na coleta do lixo acumulado em calçadas de residências, comércios e empresas.

Depois de rescindir o contrato com a Limpus, a Prefeitura procedeu à contratação emergencial de uma nova empresa, que prestará os serviços pelo prazo de seis meses, tempo hábil até que uma nova licitação seja realizada. Para começar os trabalhos e normalizar a coleta, será necessário à terceirizada trazer caminhões e equipamentos de outra cidade. A previsão é que veículos e equipamentos cheguem hoje (18). A partir de amanhã, os trabalhos estarão a todo vapor para que a cidade seja atendida na totalidade e a coleta esteja totalmente normalizada.

A nova empresa atenderá o município nos serviços de coleta de lixo e roçagem por meio de um novo contrato, cujo valor está abaixo do que seria pago à Limpus caso a Prefeitura mantivesse a renovação assinada ainda na gestão anterior. De acordo com o secretário de governo, Ivan Serigato Jr., o valor pago à nova empresa também irá colaborar com as contas do município. “A gestão anterior buscou renovar o contrato pelo valor de R$ 1,5 milhão, praticamente o dobro do que vinha sendo pago até então. E nós entendemos que este novo valor, além de onerar os cofres públicos, não condizia com o serviço prestado, nem em quantidade e nem em qualidade. E após identificarmos irregularidades, optamos por encerrar o contrato. Agora teremos uma empresa nova, cobrando menos por um serviço melhor”.

Pagamento dos funcionários

Sobre os salários e benefícios trabalhistas dos funcionários da Limpus que estão em atraso, uma reunião realizada na segunda-feira (16) no Ministério do Trabalho de Araraquara reuniu representantes do Executivo, sindicato e empresa para negociação. No acordo firmado entre as partes, ficou definido que a Prefeitura de Matão fará o pagamento dos vencimentos referentes a dezembro de 2016 em cheque nominal direto para os funcionários. Além disso, o aviso prévio começou a contar desde a terça-feira (17) e o pagamento das verbas rescisórias e recolhimento de direitos trabalhistas como FGTS será realizado na próxima quarta-feira (25).

Ivan ressalta que a situação foi resolvida no tempo necessário e sem grandes prejuízos à população. “Ficamos muito contentes que a situação tenha se resolvido com o acerto do pagamento dos trabalhadores, uma nova empresa prestando serviços de melhor qualidade e ainda com o incondicional apoio da população nesse período difícil pelo qual passamos. Esperávamos ter apoio dos matonenses nesse início difícil de governo, mas a confiança depositada no trabalho do prefeito Esquetini e de sua equipe nos surpreendeu. E isso será retribuído com o compromisso cada vez maior da nossa parte. No final das contas, temos uma empresa nova, o serviço normalizado, a população confiante em nosso trabalho e trabalhadores recebendo seus direitos”, completa o secretário.  

Pesquise no Site