Publicidade

“Mais Médicos” chegam para ampliar os atendimentos da Rede Pública de Matão

295ae116 0f36 4be5 bef1 53327ca437e0A Prefeitura de Matão recebeu nesta semana, os cinco novos médicos que passam a atuar no atendimento de atenção primária à saúde pública de Matão, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os especialistas em clínica médica generalista, chegaram por intermédio da reativação do programa do Governo Federal “Mais Médicos”. Imediatamente, os profissionais habilitados no edital para assumir as vagas em Matão, já iniciaram os atendimentos nesta semana.

Matão foi contemplada com seis vagas do convênio sendo que, inicialmente, cinco médicos selecionados já assumiram suas funções nas unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF’s) do Jardim Paraíso, Residencial Cadioli, Parque Aliança e Nova Cidade. São eles: Dra. Giulia Cristina Chiozzini (Matão); Dra. Gabriela Pedrassolei Pereira Brame (Taquaritinga); Dra. Sarays Tieles Castellanos (Cuba); Dra. Sandra Medenr Vaso (Cuba); e o Dr. Júnior César Candido. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, em breve, o sexto profissional será convocado para assumir a vaga.

Na quarta-feira (05), o prefeito Cido Ferrari recebeu os novos médicos, junto do secretário municipal da Saúde, Orivaldo Ademir Reguin (Faro), do gerente de Postos, Mario César Mariano, do diretor administrativo, Márcio Pelegrini e do gerente de Vigilância em Saúde, Jonathas Carlos Custódio.

Otimista com os investimentos realizados nos últimos anos, o chefe do executivo pontuou algumas conquistas na área, como os convênios firmados com o Hospital Carlos Fernando Malzoni, que possibilitaram o aumento do número de especialistas nas UBS’s e ESF’s, a contratação de novas cotas de exames e cirurgias, a ampliação do valor do convênio com o Pronto Socorro Municipal, além de outras melhorias estruturais e materiais, como compra de novos equipamentos, a valorização dos profissionais, a construção de três novas unidades de Saúde, entre outros projetos que estão em andamento.

“De forma integral, a Saúde de Matão vem se desenvolvendo ao longo dos últimos anos, recuperando-se da precariedade em que já esteve. Ainda existem inúmeros desafios a enfrentar, afinal, cuidar da saúde é um dos trabalhos mais desafiadores para qualquer gestor. Para tanto, diante do atual cenário, devo reconhecer que nossa cidade evoluiu muito, e conseguimos trazer resolutividade a sérios problemas em pouco tempo, graças ao planejamento financeiro que fizemos no início da gestão que, inclusive, coincidiu com a pandemia da Covid-19”, relembrou Cido.

A obtenção de vagas do “Mais Médicos” para cada município é custeada em regime de coparticipação entre o Governo Federal e os municípios, sendo a Prefeitura responsável pelo custeio dos auxílios-moradia e alimentação devidos. A jornada de trabalho é dividida com carga horária semanal de 44 horas, sendo 36 horas para atividades nas Unidades de Saúde e 8 horas dedicadas às atividades de formação de aperfeiçoamento profissional.

Além de destacar a importância deste reforço para integridade da saúde individual e coletiva dos munícipes, o secretário de Saúde faz um balanço da oferta de atendimentos na rede primária. “A nossa rede está bem completa com a cobertura de 46 médicos especialistas e generalistas. Deste total, 16 se dedicam exclusivamente à Saúde da Família, nas unidades do ESF. Outros números que compravam a eficácia da cobertura e o trabalho realizado pela gestão do prefeito Cido Ferrari, se referem aos atendimentos realizados. Em 2022 foram mais de 63 mil atendimentos e em 2023, já são quase 30 mil. A vinda dos ‘Mais Médicos’ favorece ainda mais esta prestação de serviço ao garantir mais agilidade no tempo de espera para as consultas e demais tratamentos”, afirma Faro.

Criado em 2013, o programa Mais Médico tem como objetivo principal, que médicos brasileiros e estrangeiros atuem nas unidades de saúde pública, visando aprimorar a assistência médica e melhorar o acesso aos serviços de saúde.

Nesta nova versão do Programa, os médicos brasileiros registrados no país tiveram prioridade no preenchimento das vagas e vagas remanescentes foram disponibilizadas aos profissionais de outros países.

Matão investe em novas Unidades de Saúde

A Estratégia Saúde da Família (ESF) oferece maior qualidade no atendimento à saúde da população brasileira, priorizando a prevenção e a promoção da saúde com o atendimento domiciliar e na comunidade. Atualmente, Matão possui 17 equipes multiprofissionais que abrangem médicos, enfermeiros, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais da área.

Os prédios estão localizadas no Parque Aliança, no Jardim Paraíso, no Portal Terra da Saudade, no Bom Jesus, no Nova Cidade, no Residencial Cadioli, no Nova Guarani, em Silvânia, em São Lourenço do Turvo, no Residencial Las Lomas e entre os bairros São Judas Tadeu e Vila Cardim.

Além destes, estão em execução as obras de construção da nova Unidade Básica de Saúde do Jardim Paraíso, que passará a abrigar a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), tornando-se uma unidade mista. Outra obra do ESF está em fase de acabamento no Parque das Laranjeiras. Para os dois locais estão previstos aproximadamente R$ 2,5 milhões de investimentos com recursos próprios da Prefeitura de Matão.

295ae116 0f36 4be5 bef1 53327ca437e0

Pesquise no Site