Publicidade

INSS acaba com prova de vida obrigatória para aposentados e pensionistas

prova de vidaDe acordo com o governo, a prova de vida do INSS agora será feita a partir do cruzamento de dados entre as bases governo federal.

O Governo federal assinou, nesta terça-feira, portaria que modifica regras da chamada prova de vida do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), obrigatória para aposentados e pensionistas. A promessa do governo federal, com isso, é tornar o processo mais fácil para os beneficiários.

Segurado não precisará mais sair de casa. Instituto vai usar bases de dados públicas e atos como votação nas eleições e vacinação para fazer o procedimento.

De acordo com o presidente do INSS, a partir de agora, a "obrigação" de fazer a prova de vida é do próprio órgão.

Em seguida, José Oliveira informou que o governo federal também passará a buscar dados em bases de informações dos governos estaduais e municipais. O governo informou que também pretende usar bases de dados de entidades privadas, mas este ponto ainda está em negociação.

"Se caso nós não encontramos um movimento do cidadão em uma dessas bases, mesmo assim, o cidadão não vai precisar sair de casa para fazer a prova de vida", afirmou.

prova de vida

Pesquise no Site