Publicidade

Prefeitura intensifica ações de vacinação contra a Febre Amarela

c628e5ea e321 4d29 a03f f43363fb79b8A prefeitura de Matão iniciou um cronograma de intensificação da vacina contra a Febre Amarela.

O esquema vacinal é composto de uma dose destinada para todas as pessoas acima de 5 anos de idade. Indivíduos menores de 5 anos, devem recebem 2 doses da vacina, sendo a primeira a partir dos 9 meses e a segunda aos 4 anos de idade.

Em Matão, a vacinação acontece nos seguintes dias e locais: Segunda-feira - UBS Pereira e Jardim São José; Terça-feira: Bairro Alto e São Judas Tadeu; Quinta-feira: Jardim Paraíso e São Judas Tadeu; e Sexta-feira: IV Centenário, São Lourenço do Turvo e Centro de Saúde II.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde a intensificação da campanha acontece em todo o Estado de São Paulo, após a confirmação de um caso da doença no município de Vargem Grande do Sul (SP).

“Portanto, esta ação imediata é essencial na busca de possíveis faltosos das campanhas anteriores, e visa proteger o maior número de pessoas. Então, todo o indivíduo que não tem o registro, ou que perdeu a carteira de vacinação, ou que não tem a certeza se tomou, na dúvida, é melhor procurar o serviço. Assim nossos profissionais avaliam a situação vacinal e aplicam a dose conforme a necessidade”, explicou o secretário da Saúde, Orivaldo Ademir Reguin (Faro).

É indispensável que todos apresentem documentos pessoais, Cartão do SUS e, se tiver, a caderneta de vacinação. Não é preciso agendamento prévio, e menores de 18 anos devem comparecer acompanhados dos pais ou responsável.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa à pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver algumas complicações, como:

Febre alta;

Icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos);

Hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal);

Eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Demais situações de vacinação:

Pessoas com 60 anos ou mais de idade: poderá ser vacinada, em especial para os residentes ou viajantes para as localidades com evidência de circulação do vírus da Febre Amarela (casos de Febre Amarela em humanos ou epizootias), sempre associada à avaliação do risco relacionado às comorbidades nessa faixa etária.

Viajantes para áreas com evidência de circulação do vírus Febre Amarela (em humanos ou epizootias), não vacinados: a vacinação para viajantes deve ser realizada pelo menos com 10 dias de antecedência;

Viajantes internacionais: a vacinação é recomendada segundo a situação epidemiológica de risco do país de destino e/ou pela exigência de comprovação da vacinação contra a Febre Amarela (certificado internacional de vacinação) para entrada em alguns países, devendo ser administrada com pelo menos 10 dias de antecedência. Os viajantes internacionais que receberam a dose fracionada da vacina Febre Amarela (atenuada) deverão ser vacinados com a dose plena (0,5 ml), pelo menos 10 dias antes da viagem.

c628e5ea e321 4d29 a03f f43363fb79b8

Pesquise no Site