Search

Matão intensifica ações de combate a incêndios durante o período de estiagem

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, intensificou, nesta semana, suas ações preventivas com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos associados ao período de estiagem, que se intensifica, principalmente, entre os meses de julho e agosto. Como parte do plano de ação elaborado para esse período, a equipe iniciou uma campanha educativa com a distribuição de panfletos e a instalação de faixas informativas em diversos pontos da cidade.

A iniciativa tem como foco orientar os moradores quanto aos cuidados essenciais com a saúde e com o meio ambiente durante os meses mais secos do ano, quando os índices de umidade relativa do ar frequentemente ficam abaixo dos níveis recomendados.

“Este trabalho, que acontece todos os anos em nossa cidade, é uma forma de chamar a atenção da comunidade sobre a necessidade de manter os cuidados, mas também de colaborar com o nosso trabalho. O mais importante para o poder público é cuidar das pessoas, proteger a natureza e evitar prejuízos. Quando a comunidade tem essa consciência e colabora, conseguimos agir com mais rapidez e eficiência em qualquer situação de risco”, destacou o secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Robson Onofre Moreira.

O plano, que estabelece diretrizes e procedimentos para ações preventivas, também contempla medidas de combate a incêndios, uma vez que, com a baixa umidade, aumentam significativamente os riscos de queimadas e incêndios florestais, que afetam a fauna, a flora e a saúde da população.

“Os impactos gerados nessas situações causam grandes prejuízos ambientais, que muitas vezes são irreversíveis. Os gases desses poluentes também trazem riscos à saúde. O reflexo de tudo isso geralmente são áreas verdes devastadas, espécies mortas e uma qualidade do ar significativamente comprometida, o que agrava problemas respiratórios na população”, enfatiza Luciano Leite, coordenador da Defesa Civil de Matão.

Entre as principais recomendações da Defesa Civil estão:

Manter-se sempre hidratado, especialmente em dias com umidade abaixo de 30%;
Evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais secos do dia;
Economizar energia elétrica;
Não acender fogueiras nem realizar qualquer tipo de queimada;
Não descartar cigarros, fósforos ou bitucas acesas às margens de rodovias ou em áreas de vegetação seca;
Não soltar balões — prática perigosa e proibida por lei.

Em caso de emergência, entre em contato:

Defesa Civil de Matão – 199
Corpo de Bombeiros – 193
Guarda Civil Municipal – 153

Por Assessoria de Imprensa!