A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, iniciou um novo e essencial serviço para os moradores do bairro de Silvânia e das demais áreas que compreendem o setor rural.
A partir deste mês, a Prefeitura de Matão, passa a disponibilizar atendimentos estendidos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Semanalmente, todas às terças-feiras, das 8h30 às 11h30, a Unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) contará com o atendimento de uma psicóloga e uma assistente social, que realizarão atendimentos no local e também visitas às famílias assistidas destas regiões.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Enio Langhi, a iniciativa tem como objetivo promover uma abordagem mais integrada entre as políticas públicas, o que facilita significativamente o acesso da comunidade aos serviços essenciais.
“A proposta do prefeito Cido Ferrari é justamente descentralizar os atendimentos e levar os serviços públicos a todas as regiões da cidade. Já contamos com atendimentos na USF do Distrito de São Lourenço do Turvo e, agora, na ESF de Silvânia. Essa integração entre saúde e assistência social agiliza o encaminhamento de casos que exigem suporte em ambas as áreas, fortalecendo a rede de proteção social e tornando-a mais próxima e eficiente para a população. Nossas equipes estão prontas para atender a todos, com atenção especial às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social”, destaca o secretário.
A oferta destes serviços tem o intuito de facilitar o deslocamento da comunidade e garantir o melhor atendimento às pessoas e famílias beneficiadas pelos programas de proteção social como Bolsa Família, CadÚnico (Cadastro Único), além de atendimentos que incluem o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), os grupos de convivência para crianças, jovens, idosos e famílias e demais encaminhamentos necessários aos serviços públicos.