Tecnologia já é operada em Itápolis e Jaboticabal desde 2024
A Ecovias Noroeste Paulista avança com a ampliação do sistema de pedágio eletrônico conhecido como Free Flow no trecho sob sua concessão. Até o fim de 2025, dois novos pórticos serão implantados, agora na Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326): um no quilômetro 307, em Dobrada, com previsão de início de operação em novembro, e outro no 357, em Taiúva, previsto para dezembro.
“Os aprendizados obtidos com a implantação dos primeiros nos trouxeram avanços importantes, principalmente no aperfeiçoamento de processos e na comunicação com os usuários. Isso tem contribuído para uma condução ainda mais eficiente e assertiva neste novo ciclo”, afirma Danyel Nunes, Diretor Superintendente da Ecovias Noroeste Paulista. Os pórticos, com projetos executivos já concluídos, estão, agora, na fase de instalação de equipamentos e ajustes finais.
A região da Rodovia Brigadeiro Faria Lima é estratégica para o escoamento da produção agrícola nacional, especialmente soja e milho vindos do Centro-Oeste brasileiro com destino ao Porto de Santos. Entre as cidades atendidas estão Matão, Jaboticabal, Taiúva, Bebedouro e Barretos.
Pioneirismo e expansão
A Ecovias Noroeste Paulista é pioneira na implantação do Pedágio Eletrônico Free Flow no Estado de São Paulo. Atualmente, o sistema já funciona em dois pontos: no quilômetro 179 da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis, e no 110 da Rodovia Carlos Tonanni (SP-333), em Jaboticabal.
O Free Flow permite pagar a tarifa sem precisar parar, por meio da leitura automática da placa ou do TAG, proporcionando maior fluidez, segurança e conforto. Usuários com TAG válida têm a tarifa debitada automaticamente. Quem não possui TAG pode pagar, em até 30 dias após a passagem, usando os canais oficiais da concessionária – site freeflow.eco.br, aplicativo Ecovias Noroeste Paulista (iOS e Android), WhatsApp (0800-326-3663) ou totens instalados nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) em Barrinha, Taquaritinga, Itápolis, Matão, Jaboticabal e Taquaral.
“Observamos uma maior familiaridade dos usuários com o sistema. O uso das TAGs e o pagamento espontâneo aumentaram, o que demonstra um amadurecimento em relação ao modelo”, destaca Nunes.
A tendência é que o Pedágio Eletrônico Free Flow se consolide como padrão nas rodovias estaduais nos próximos anos. No contrato de concessão da Ecovias Noroeste Paulista já está prevista a substituição de todas as praças físicas pelo modelo eletrônico, conforme programação acordada com o poder concedente.
Benefícios do pedágio eletrônico
Descontos: Para os motoristas com TAG válida, os descontos variam de 5% (para veículos comerciais e passeio) a 96% (*DUF – Desconto de Usuário Frequente – contempla apenas veículos de passeio. Os descontos são aplicados a partir da segunda passagem por uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês. Esse benefício concede uma redução adicional e progressiva sobre o valor da última tarifa paga. Ao chegar à trigésima passagem, o valor com o desconto permanece fixo até o último dia do mês.
Mais segurança: O fim das praças elimina paradas bruscas, reduz o risco de colisões traseiras e dispensa paradas noturnas.
Agilidade e conforto: Sem filas e sem perda de tempo, o trânsito flui melhor e a viagem fica mais agradável.
Sustentabilidade: Menos consumo de combustível e menor emissão de poluentes, ajudando a preservar o meio ambiente.