A Faixa Azul indica a preferência para o tráfego de motocicletas
A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, realiza a pintura da Faixa Azul na Avenida Padre Nelson — projeto voltado à segurança e à mobilidade dos motociclistas. A ação está em andamento e marca o início da implantação dessa nova sinalização, em caráter experimental, com autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
O Departamento de Trânsito vem, há mais de 30 dias, divulgando e orientando os condutores sobre a implantação da Faixa Azul, que tem como principal objetivo facilitar o tráfego de motos e reduzir o número de acidentes.
Nesta fase inicial, a implantação ocorre na Avenida Padre Nelson, no trecho entre as ruas São Lourenço e Sinharinha Frota. O local foi escolhido por concentrar alto fluxo de veículos e motocicletas, sendo considerado ideal para o início do projeto. O trecho servirá como projeto-piloto, permitindo avaliar o comportamento do tráfego e realizar eventuais ajustes antes da expansão para outras vias da cidade.
A iniciativa busca organizar o fluxo de motocicletas, reduzir o risco de acidentes e melhorar a convivência entre os diferentes modais de transporte. A Faixa Azul é uma sinalização preferencial no solo que orienta o deslocamento de motociclistas de forma mais segura, ordenada e previsível para todos os usuários da via.
Inspirado no modelo adotado em São Paulo, o projeto já apresentou resultados positivos. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), houve uma redução de 47,2% nas mortes de motociclistas nos trechos onde a Faixa Azul foi implantada. A capital paulista já conta com mais de 230 km de faixas e deve atingir 400 km até 2028.
O prefeito Cido Ferrari destacou a importância da iniciativa: “Matão dá mais um passo na modernização do trânsito e na preservação da vida. A Faixa Azul é uma medida que traz mais segurança para quem usa a motocicleta como meio de transporte e, ao mesmo tempo, contribui para um trânsito mais organizado e humano.”
O secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Robson Moreira, explicou o funcionamento do projeto: “A Faixa Azul não é exclusiva para motos, mas sim preferencial. Ela orienta o motociclista a trafegar com mais disciplina e atenção, e reforça a importância do respeito mútuo entre todos os condutores. Essa primeira implantação será avaliada e, se aprovada, poderá ser expandida para outras vias da cidade.”
 
				 
															

 
								 
								 
								 
								 
								