Search

Animais adultos do Canil participam de aula de Yoga em momento de carinho e tranquilidade

Em um dia de serenidade, afeto e empatia, os cães adultos e idosos do Canil Municipal viveram uma experiência totalmente fora da rotina. Longe do ambiente agitado em que passam boa parte do tempo, eles foram recebidos em um estúdio especialmente preparado para proporcionar calma e bem-estar.

O espaço, silencioso, iluminado e acolhedor, promoveu a primeira aula de Yoga com a participação de animais, uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Om Yoga Studio.

O objetivo da atividade foi oferecer aos cães um momento de relaxamento e acolhimento, algo que muitos deles nunca vivenciaram. Atualmente, mais de 200 animais vivem no Canil de Matão (todos podem e esperam ser adotados), onde as equipes se desdobram diariamente para garantir cuidados essenciais a todos os cães e gatos.

Durante a aula de Yoga, os animais exploraram a suavidade dos tapetes, ouviram músicas tranquilas e receberam toques gentis da instrutora e de suas alunas que também conheceram as histórias de cada cão, acolhendo-os com atenção, sensibilidade e carinho. Além da experiência relaxante, os animais foram presenteados com patês e suplementos doados pela professora Caroline Chiari e pelas alunas do estúdio.

“O resultado foi muito comovente e, mais do que a própria aula, o mais importante foi a atenção que eles receberam. Cães que normalmente demonstram ansiedade no canil se deitaram em paz nos tapetes, aproximaram-se com segurança das pessoas e aproveitaram o momento. Eles entenderam o momento e retribuíram a todos com muito amor”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adauto Lavezo.

A ação se soma a outras iniciativas realizadas pela pasta ao longo do ano, além das tradicionais Feiras de Adoção que acontecem todos os fins de semana em Matão. Os animais do canil também participaram de uma Missa em homenagem ao Dia de São Francisco, do Campeonato de Jiu-Jitsu, da “Cãominhada”, de uma Feira de Profissões, entre outros eventos. A equipe tem priorizado levar animais adultos, idosos e cães da raça Pitbull, por serem aqueles com menores chances de adoção.

Apesar do dia especial, a realidade dos pets ainda é marcada pela espera por um lar, como explica a médica veterinária, Paloma do Espírito Santo Silva. “Cada um deles carrega uma história alguns marcados pelo abandono, outros pelo medo, mas todos têm algo em comum: o desejo sincero de pertencer a uma família. Convidamos a todos para que visitem o Canil e nos ajudem com ideias e ações que ofereçam mais qualidade de vida a esses animais, pois iniciativas como estas trazem inúmeros benefícios”.

O Canil Municipal de Matão fica na Via Luiz Gonzaga da Silva Leite (próximo à represa da antiga Pedreira).