Search

Confira a programação para o Dia de Finados em Matão e São Lourenço do Turvo

No domingo (02), a Igreja Católica celebra o Dia de Finados, data dedicada à lembrança e homenagem aos entes queridos que já faleceram.

Em Matão, há dois cemitérios, um situado no distrito de São Lourenço do Turvo e outro, o maior, localizado na Vila Pereira, que atualmente abriga mais de 11 mil túmulos. Para receber os milhares de visitantes, a data sempre é marcada por uma programação organizada pela Prefeitura de Matão e a Comunidade Católica, que inclui missas na Capela do Cemitério Municipal da Vila Pereira e uma feira livre na área externa, ações de manutenção e vistorias em toda a área dos dois locais.

No domingo (02/11), dia de Finados, os portões do Cemitério Municipal (localizado na Alameda da Saudade, nº 28, Vila Pereira) estarão abertos das 5h às 18h00. Durante todo o dia, uma equipe organizadora estará disponível para orientar os visitantes e auxiliar na localização de túmulos.

Programação de Missas Capela do Cemitério Municipal

A Capela do Cemitério Municipal receberá quatro celebrações ao longo do dia 2 de novembro. As missas serão conduzidas nos seguintes horários pelos Padres:

6h00 – Padre Maique Willian Massufaro
8h00 – Padre João Antônio Innocêncio da Costa
11h00 – Padre Jean Franco de Toledo
16h00 – Padre Regivanio Martins

Programação de Serviços

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos e Manutenção, os trabalhos de reforma e obras nos túmulos deverão ser concluídos até esta quarta-feira (29). Já os serviços de limpeza, pintura, colocação de placas e fotos poderão ser realizados até o dia sábado (01).
Como acontece todos os anos, a Prefeitura realiza serviços de manutenção e limpeza em toda a área do cemitério, incluindo pinturas, podas de árvores e jardinagem, garantindo um ambiente acolhedor e adequado para o momento de oração e reflexão.

Outro serviço essencial realizado pelas equipes da Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e do Controle de Vetores, é a vistoria preventiva em todo o espaço do cemitério, com foco na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Ao longo da semana, os servidores realizam inspeções minuciosas, verificando especialmente vasos de flores e recipientes que possam acumular água, a fim de garantir um ambiente seguro e livre do risco de proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

As orientações aos visitantes são: evite vasos que acumulem água; dê preferência a arranjos de flores artificiais sem recipientes ou vasos preenchidos com areia; e não utilize pratos sob os vasos.

Mais informações podem ser obtidas no site do cemitério (www.cemiteriomatao.com.br) ou na Secretaria do Cemitério Municipal, pelo telefone (16) 3382-1248.