Recentemente a cidade também conquistou a maior premiação do país com o “Selo Ouro do MEC” e ainda foi destaque estadual ao ser premiada pelo Programa Alfabetiza Juntos SP.”
Na sexta-feira (05), Matão celebrou mais uma importante conquista da educação pública. Estudantes e professores das redes municipal e estadual do Ensino Fundamental foram reconhecidos com o Prêmio Excelência Educacional, em razão dos excelentes resultados alcançados na alfabetização e no processo de aprendizagem dos alunos. A premiação integra o programa Alfabetiza Juntos SP, que tem como objetivo reconhecer a qualidade do ensino nos primeiros anos da vida escolar.
O evento de entrega do prêmio foi promovido pela Unidade Regional de Ensino de Araraquara e aconteceu no teatro Municipal. A cerimônia que destacou os avanços significativos alcançados pelas escolas na avaliação do Saresp 2024 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), reuniu educadores, diretores, lideranças e autoridades políticas da região.
Representando a Educação Municipal de Matão, participaram o prefeito Cido Ferrari, o secretário municipal de Educação e Cultura, Marcelo Prado (Mazão), a diretora municipal de Educação, Claudionice Pereira Bellintani e as diretoras de escolas Celimara Inês Garbim, Maria Paula Ciarantola Bottura, Lilian Aparecida Sampaio dos Santos e Graziela Carla Guttardi Monteiro.
“Em nome de toda a comunidade matonense, parabenizo o desempenho dos nossos alunos, educadores e toda a comunidade escolar, incluindo os demais profissionais da educação, pais e responsáveis. Saibam que cada prêmio conquistado pela educação de Matão representa uma das maiores vitórias da nossa cidade. Como gestor público, reafirmo nosso compromisso de continuar a desenvolver politicas públicas que garantam a continuidade deste trabalho, com incentivos contínuos na formação e valorização dos profissionais, no material didático e na infraestrutura das escolas, pois reconhecemos que tudo isso é essencial para uma educação transformadora”., cita o prefeito Cido Ferrari.
O prêmio é destinado às redes municipais e estaduais que atingiram ou superaram as metas estabelecidas para a alfabetização, e reconhece o esforço coletivo de professores, gestores escolares, alunos e famílias no fortalecimento do ensino público.
Em Matão, foram premiadas as seguintes Escolas Municipais de Ensino Fundamental: EMEF “Adelino Bordignon”; EMEF “Antônio Carlos Manzini”; EMEF “Benta Maria Ragassi Scutti” (CAIC); EMEF “Prefeito Celso de Barros Perche” (CAJU).
Já Escolas Estaduais de Ensino Fundamental de Matão premiadas foram: EE Ernesto Masselaine; EE Guerino Vedoato; EE Deputado João Salgado Sobrinho; EE José Carlos Pinotti; EE Professor Laert José Tarallo Mendes; EE Professor Marlene Frattini; EE Padre Nelson; e EE Professor Roberto Veltre.
Selo Ouro do MEC
No final do ano passado, o ensino público municipal de Matão também foi reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). O Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização é um reconhecimento a esforços e iniciativas exitosos das secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
Na última divulgação do Índice em 2024, Matão mais uma vez se destacou pelos resultados na educação pública. Os dados, referentes ao ano letivo de 2023, foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Com nota 6,9 nos anos iniciais (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e 6,1 nos anos finais (6º ao 9º ano), o município superou a meta nacional, reafirmando seu compromisso com a qualidade da aprendizagem.
Programa Alfabetiza Juntos SP
Neste ano, o município também foi reconhecido com os prêmios nas categorias Fluência Leitora e Excelência Educacional. O Programa tem como meta garantir que, até 2026, 90% das crianças do estado sejam leitoras. Em todo o estado, apenas 72 municípios conquistaram ambas as premiações, entre eles, Matão, que se destacou como o único da região a receber os dois prêmios.