Publicidade

Corpus Christi Matão 74 anos é retomado com atrações culturais

05d5d91f 8285 4b1e 93c0 05ebf0a34796Nesta edição (16/06), a Prefeitura preparou diversas atrações artísticas e culturais para compor a celebração eucarística

Ao longo de 74 anos a celebração de Corpus Christi de Matão levou os milhares de visitantes a refletir sobre como o Cristo está vivo em cada ser humano, através de criações artísticas, inspiradas principalmente nas Campanhas da Fraternidade e outros temas sociais, retratados através da ornamentação dos tradicionais tapetes coloridos feitos pela comunidade para a passagem do "Santíssimo". Esta reflexão prossegue neste ano de 2022, tendo como tema "Eucaristia: caminho de comunhão, participação e missão".

Todavia a edição de agora traz um diferencial: uma série de atrações artísticas e culturais, música, exposições de artesanato, flores e rodas de capoeira.

"Estamos felizes com a programação de Corpus Christi deste ano, cuidando para que os visitantes possam aproveitar a festa e todas as atrações religiosas e culturais. Por isso agradecemos as equipes da prefeitura que trabalharam intensamente para que essa edição seja uma das maiores já realizadas até agora", considerou o prefeito Cido Ferrari.

A Festa de Corpus Christi se firmou enquanto patrimônio histórico e cultural da cidade por representar a arte e a fé do povo matonense, que por sua vez estende-se aos milhares de turistas que prestigiam essa significativa manifestação religiosa em todas as edições. Este ano, a confecção dos tapetes seguirá a tradição, confeccionados em 12 quarteirões, tendo um formato de cruz nas proximidades da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus.

Atrações culturais e artísticas

Além de apreciar os tapetes ornamentados, as pessoas poderão prestigiar a programação cultural e artística que ocorrerá nos seguintes lugares: praça “Dr. Leônidas Calígula Bastia”, em frente a Casa da Cultura “Prefeito Armando Bambozzi”; Conjunto Poliesportivo “Dr. Laert José Tarallo Mendes”, Ginásio de Esportes “Décimo Chiozzini”; praça “Alfredo de Paiva Garcia” e "Camelô", nas proximidades.

A produção cultural e artística, que será apresentada, cumprirá dois papéis: além de abrilhantar a festa religiosa tradicional de Corpus Christi, atraindo o púbico, também surge como fomento de cultura, lazer e turismo.

Por isso a Prefeitura, após realizar uma série de reuniões com toda equipe de governo, decidiu que a festa deste ano teria as atrações culturais. Assim o Departamento de Cultura, elaborou o formato. "O Corpus Christi está na identidade cultural religiosa dos matonenses e isso precisa ser mantido, pois trata-se de algo que vai além da criação de sentidos para a vida. Com as atrações culturais e artísticas estamos reafirmando a importância da festa, que agora passa a ter ampliação em suas dimensões comemorativas", salientou o diretor da Casa da Cultura Juliano Jacopini.

Programação

A abertura do Corpus Christi 2022, acontece na noite de quarta-feira (15/06), às 19h, no Parque Ecológico, com vários shows: música de Viola, Samba, Rock, MPB, Sertanejo, Eletrônica, entre outros ritmos.

Na mesma noite haverá a abertura da Expoflor - Feira de Flores e Plantas de Holambra, na praça Alfredo de Paiva Garcia. Realizada pelo Rotary Club de Matão, em parceria com a Prefeitura, diversos tipos de flores e plantas ficarão em exposição e disponíveis para comercialização, até o dia 18 de Junho.

Por volta das 4h de quinta-feira (16/06), os voluntários (artistas, estudantes, comunidade) começarão a moldar os desenhos dos tapetes, permeando um trajeto em formato de cruz, por onde passará a procissão ao final da tarde deste dia. Serão enfeitadas: Rua José Bonifácio; Avenida 28 de Agosto; Rua Rui Barbosa; Avenida 15 de Novembro; Rua Prudente de Moraes; Avenida 7 de Setembro e Avenida Siqueira Campos.

A volta da praça de alimentação, organizada pelas entidades assistenciais do município, compõem as novidades. Alimentos e bebidas serão comercializados na praça do Centro pela Associação Pão Nosso; Vicentinos Santa Clara; Centro Espirita Celeiro de Luz; Lar São Vicente de Paulo (Asilo); Grupo Escoteiros e Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer de Matão (APFCC).

Na praça central haverá ainda a exposição de produtos de um grupo de pequenos empreendedores, formado por dezenas de artesãos, que formarão a Feira de Artesanato. Serão: crochê, tricô, cartonagem, patchwork, enfeites, bijuterias, decoração, bordados, quadros, entre outros produtos.

Toda a infraestrutura da Prefeitura de Matão, bem como seus servidores, serão disponibilizados para garantir a organização e segurança do evento.

5bfa8b0d 52a0 4c7f b291 cfd2a4f396ab

Pesquise no Site