Publicidade

Prefeitura prepara a maior edição da Festa de Corpus Christi da história

10c3235e 6adb 4930 868f accbc7c3b3b6O Corpus Christi Matão 2023 tem programado 24 horas de festa e promete incentivo a tradição cultural do evento de fé e arte com diversas atrações culturais em vários espaços no município

Assim como em anos anteriores, artistas se preparam para criar obras e enfeites nas principais ruas e avenidas do centro da cidade, incluindo o Distrito de São Lourenço do Turvo, com destaque para a confecção dos tapetes coloridos de "dolomitas e areia, pela técnica de areiaografia". Nesta edição, os organizadores se pautam no tema da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica de 2023, “Fraternidade e Fome”, cuja inspiração surge do evangelho de São Mateus, a partir do versículo: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16).

Esta promete ser a maior edição da Festa de Corpus Christi de Matão comparada as anteriores, em toda história, desde a primeira versão ocorrida há 75 anos. Para superar a do ano passado serão utilizados, desta vez, mais de 70 mil toneladas de dolomitas por mais de 500 voluntários e assim se espera que, mais de 50 mil pessoas visitem o município de Matão.

Para o prefeito Cido Ferrari se trata de uma festa tradicional que agrada não apenas os fiéis católicos, mas toda a população matonense, atrai turistas e visitantes de outras localidades e isso resulta em benefícios importantes para o município, em termos de desenvolvimento cultural e econômico.

“Além dos investimentos feitos em áreas prioritárias, como na ‘Saúde, Educação e Segurança’, estamos também investindo em cultura, lazer e entretenimento para nossa população, e assim, considerando a importância da tradição do Corpus Christi para o nosso município, ampliamos toda a estrutura, ou seja, decidimos trabalhar para fortalecer ainda mais a festa, e, acompanhando os preparativos, enxergamos o envolvimento de muitas pessoas mobilizadas em prol do sucesso do evento, por isso esperamos realizar a maior festa de Corpus Christi já vista até agora em Matão”, visualizou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Willian de Gaetano Bassi, assim como a versão do ano passado serão dois dias de programação artística, cultural e religiosa, sendo que a festa começará às 18h00 de 07 de junho e encerrará às 18h00 de 08 de junho. Da mesma forma, as entidades filantrópicas do nosso município serão responsáveis pelas praças de alimentação durante a festa, tendo toda a renda revertida para suas ações sociais.

Ainda conforme o secretário Willian, para manter a harmonia e tranquilidade durante o ‘Corpus Christi’, foi montado um esquema de segurança reforçado, com todos os equipamentos e viaturas, acionados, sejam: a Guarda Civil Municipal (GCM), que terá o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192); equipes dos Departamentos de Trânsito e Defesa Civil; além dos vários servidores que farão atendimento de recepção e hospitalidade aos visitantes.

“A tradição cultural e religiosa da celebração de Corpus Christi precisa ser preservada, porque quanto mais reforçamos nossa identidade histórica mais somos respeitados enquanto cidadãos e isso resulta em novos investimentos, incentivos e consequentemente o desenvolvimento socioeconômico. Além disso, a Festa de Corpus Christi movimenta a economia local, restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis e ambulantes, que assim, tem a oportunidade de aumentar seus faturamentos nesta data”, avaliou o secretário Willian de Gaetano Bassi.

b0302e47 b2fd 4f8d b59f de755394d927

Pesquise no Site