Tradição cultural e religiosa será mantida na 76ª edição do Corpus Christi de Matão
Para esta edição que acontece nos dias 29 e 30 de maio, a Prefeitura planejou diversos shows musicais a acontecerem no ‘Palco Viva Cultura’: ‘Rua do Esquenta’, Casa da Cultura e Praça Central.
Com bandas, Djs e intervenções artísticas. A praça de alimentação, organizada pelas entidades assistenciais, também prometem novidades gastronômicas. E ainda, no interior da Casa da Cultura se apresentarão grupos de coros vocais.
No Religioso
Diferente de anos anteriores, em que a frase de efeito era a mesma da Campanha da Fraternidade, neste 2024 o tema do Corpus Christi: ‘Eucaristia: Sustento da Vida Sacramental’, foi inspirado pelo lançamento do Diretório dos Sacramentos da Diocese de São Carlos - órgão vinculado a Comunidade Católica – e, durante as reuniões que foram realizadas com os padres da Forania Católica de Matão, foi definido o tema, que está relacionado a sete sacramentos: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio.
Durante todo o dia 30/05 ocorrerão várias celebrações na Matriz do Senhor Bom Jesus, 7h00, 9h00, e 11h00, sendo que a Missa Campal, será às 16h00, seguida de Procissão, às 17h00.
Conforme explicou o Padre Vagner Peruchi, que atualmente é vigário paroquial e junto com o Padre Jorge João Aparecido Nahra, cuida da Paróquia Senhor Bom Jesus/Igreja Matriz, “mais um ano a tradição é mantida, onde os jovens, as crianças, os idosos, os adultos e os artistas poderão expressar sua fé, através dos tapetes, que vão percorrer os sete sacramentos, que Jesus confiou à Igreja, para que as pessoas passem pelos tapetes e vejam que tudo está relacionado com os sacramentos de Jesus Cristo e a vivência na Eucaristia”.
Quanto a escolha do lema, o prefeito Cido Ferrari considerou: “a tradição da festa de Corpus Cristi em Matão é algo que precisa ser preservada, em respeito a fé da população do nosso município e de outras localidades que nos visitam e esperam da Prefeitura apoio para que ela possa acontecer da melhor maneira possível”, considerou o prefeito Cido Ferrari.