Publicidade

Domingo: Matão realizará Caminhada pela conscientização do Transtorno do Espectro Autista(TEA)

c37fc7ad 7268 45d3 bf57 9f517d5a560dA Caminhada acontecerá no domingo (06), com início às 8h30 e a concentração dos participantes será em frente à Secretaria de Esportes, no Parque Ecológico.

Aberto ao público e com a participação de diversos setores, o evento tem como objetivos sensibilizar a população, combater o preconceito, promover a inclusão e ampliar o conhecimento da comunidade sobre os serviços oferecidos pela Rede Municipal e outras instituições.

O percurso seguirá pelo entorno da Avenida Bortolo Biava, com destino ao Ginásio de Esportes “Décimo Chiozzini”, onde haverá brinquedos infláveis e uma atividade planetária com a imersão a um simulador de conteúdos científicos, que levará os participantes com TEA a uma experiência visual através de um cinema móvel.

A iniciativa, organizada pela Prefeitura de Matão, Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (COMDEF) e Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Matão e Região (TEAMA), tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A atividade é promovida através dos diversos serviços e integra a programação municipal do Dia Mundial de Conscientização do TEA, celebrado em 02 de abril, e contará com a presença de diversas instituições que compõem a rede de atendimento à pessoa com TEA no setor público, entre elas, o Centro de Atendimento à Pessoa com Espectro Autista (CATEAMA), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o Centro Saúde Mental Infantil (Centrinho), o Ambulatório de Saúde Mental e o Núcleo de Atendimento Especial (NAE/LUME). Também estarão presentes os membros do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiências (COMDEF), da Associação de Pais e Amigos do Autista de Matão e Região (Teama), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e demais convidados.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. A cor azul representa a data, já que a condição é mais frequente em meninos. No Brasil, a Lei Berenice Piana (12.764/12) reconhece que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem os mesmos direitos legais das pessoas com deficiência, assegurando-lhes proteção conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

De acordo com o Ministério da Saúde, o TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, por vezes, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. Mesmo assim, o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida dos indivíduos.

Matão conta com uma rede especializada para o atendimento das pessoas com TEA e apoio aos familiares. Os serviços são oferecidos por meio da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Educação, entre eles, o CATEAMA.

 

CATEAMA

No ano passado, com o intuito de ampliar a oferta de atendimentos, a Prefeitura de Matão implantou o Centro de Atendimento a Pessoa com Espectro Autista (CATEAMA), um centro de atendimento especializado, composto de uma equipe multidisciplinar especialista em TEA (pedagogo, psiquiatra, neuropediatra, psicopedagogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educador físico, supervisores, e etc).

Assim como o Centro Saúde Mental Infantil (Centrinho), ele atende crianças com idades entre 06 meses e 13 anos, sendo especializado no método da Analise do Comportamento Aplicada (ABA), uma abordagem baseada na ciência do comportamento humano.

“O CATEAMA se soma ao trabalho já realizado pelo Centro de Saúde Mental Infantil, o Centrinho, fortalecendo ainda mais nossa rede de atenção à saúde mental e ao bem-estar infantil. Investimos não apenas em infraestrutura, mas, acima de tudo, em um atendimento humanizado, pautado no respeito, no conhecimento e na inclusão”, destaca o prefeito Cido Ferrari.

c37fc7ad 7268 45d3 bf57 9f517d5a560d

Pesquise no Site