Publicidade

“Fronteiras Brasil” encerra neste final de semana com diversas atrações

FronteirasO Festival Internacional de Arte-Educação 'Fronteiras Brasil' é um projeto idealizado pelo bailarino iraniano Khosro Adibi e está em sua sétima edição (acontecendo desde 2009) na cidade, realizado pela Prefeitura de Matão.

Recebe artistas voluntários de diferentes partes do mundo que trabalham com diversas linguagens (teatro, dança, música, visuais, literatura, circo) para desenvolverem práticas arte-educativas em comunidades do município, além de fomentar o intercâmbio cultural entre artistas e comunidade. É um projeto que acontece em diversos países da América Latina - como Peru, Chile, México e Argentina - e que está fundamentado em uma ideologia de participação coletiva e na prática reflexiva pela experiência, pelo contato e pela convivência de pessoas com diferentes formações artístico/culturais, que se encontram para compartilhar seus processos criativos e formativos.

Durante os sete anos que acontece na cidade de Matão, já passaram pelo Festival mais de 200 arte-educadores, em cerca de 30 instituições diferentes, abrangendo bairros e área central, além de distritos como Silvânia e São Lourenço do Turvo e outras cidades como Taquaritinga e Araraquara, recebendo mais de 2.000 crianças em toda sua história.

Neste ano, o Fronteiras Brasil está acontecendo de 03 a 17 de Abril, contando com a participação de 30 arte-educadores vindos da Argentina, Chile, França, de outras regiões do Brasil e também de Matão que atuam em dez instituições (Casa da Cultura ‘Prefeito Armando Bambozzi’; CEU – Centro de Artes e Esportes Unificado; Comunidade ‘Paróquia Santa Rosa de Lima’; EE ‘Profº Roberto Veltre’; EMEF ‘Fazenda Tamanduá’; Projeto Espaço Amigo; Núcleo Assistencial Espírita ‘Edo Mariani’; Projeto Pequeno Cidadão Paraíso e Pereira) envolvendo mais de 300 crianças.

"Tivemos seis workshops abertos à comunidade durante as duas semanas e, no último sábado, a 'intervenção urbana' na praça do centro da cidade, que nos possibilitou firmar e convidar as pessoas para participarem das atividades do 'Fronteiras' que são muitas nesse final de semana". comenta Juliano Jacopini, um dos coordenadores do Festival.

Agenda de programação das atividades neste final de semana:

15/04 – ‘Apresentação nas Comunidades’ Confirmar horário em cada instituição participante

15/04 - 20h 30 - 'Cenas Artísticas'

Local - Casa da Cultura 'Prefeito Armando Bambozzi' Com artistas-educadores participantes do Festival

16/04 - 15h 30 - 'Apresentações Fronteiras Brasil'

Local - GIJA 'Ginásio dos Jardins' Park Aliança Com todos os participantes das 10 instituições envolvidas no Festival.

Toda a programação é gratuita. O Festival Fronteiras Brasil é uma realização da Prefeitura de Matão junto a Casa PIPA - Plataforma Internacional de Produção Artística, por meio da Ong OCARA e do Ponto de Cultura, com apoio da Cia. Labirinto de Teatro e do Núcleo de Vivência em Arte (NUVIAR). "Participe das atividades culturais de nossa cidade! Vida longa ao Festival Fronteiras Brasil - um verdadeiro presente pra nossa cidade!" - comenta e convida Juliano Jacopini.  

Pesquise no Site