Publicidade

Domingo Matão será palco de várias atrações do Circuito Sesc de Artes

Jongo-1Evento Cultural acontecerá no domingo (17/04), no Parque Ecológico.

No dia 17 de abril, o SESC (Serviço Social do Comércio) em parceria com a Prefeitura de Matão e o Sincomércio, realiza mais uma edição do “Circuito Sesc de Artes”. Uma série de atrações artísticas como música, teatro, circo, dança, literatura, cinema e outras atividades, poderão ser conferidas gratuitamente, a partir das 16h00, no Parque Ecológico, em frente à Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo (Avenida Bortolo Biava, 13, Nova Matão).

Todos os anos a programação é composta por um show especial que finaliza as atrações de cada cidade. No Domingo, o público será contemplado com o ritmo dançante da banda Francisco, El Hombre, que batizou seu estilo como “pachanga folk”, uma mistura de sonoridades latino-americanas que passeia pela cumbia, coco, maracatu, salsa, samba e ciranda.

A Diretora do Departamento de Cultura Lygia Simão Niculucci convida toda a população. “Este conjunto de espetáculos recebe artistas de todo o país, que participam do projeto divulgando seus trabalhos. São peças de altíssima qualidade, elaboradas por profissionais renomados que merecem a presença do público. Esta banda também vem com um show diferenciado, pois sua característica é reunir vários ritmos dançantes, que com certeza animarão o público. Esperamos as famílias para que venham participar e conferir mais uma edição”, ressaltou.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3382-6640.

Confira abaixo a programação completa:

Música - Francisco, El Hombre

A banda batizou seu estilo como “pachanga folk”, uma mistura de sonoridades latino-americanas que passeia pela cumbia, coco, maracatu, salsa, samba e ciranda. Fundado pelos irmãos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte, que cresceram viajando pelo mundo, o grupo se desenvolveu em Barão Geraldo, Campinas, quando encontrou os demais integrantes que ajudaram a lapidar o som multiétnico. Seu mais recente trabalho, La Pachanga, acrescenta o rock às batidas suingadas. Duração: 90 min.

Com Sebastián Piracés Ugarte (voz, percussão e violão), Mateo Piracés Ugarte (voz e violão), Juliana Strassacapa (voz e percussão), Andrei Martinez Kozyre (guitarra) e Rafael Gomes da Silva (baixo e backing vocal).

Teatro Jogos Cortazianos Grupo Matula Teatro (SP)

Quatro jogadores exploram espaços urbanos movimentados na busca pela ressignificação do cotidiano e da cidade. A intervenção urbana é inspirada na obra do escritor argentino Julio Cortázar e propõe sobrepor realidades entre o fantástico e o insignificante. Quem cruza o caminho responde a algumas perguntas como “o que dá um pequeno prazer?” e “qual foi a última vez que você se sentiu vivo?”. Duração: 90 min.

Direção: Flávio Rabelo. Jogadores: Alice Possani, Bruno Cardoso, Erika Cunha e Melissa Lopes.

Dança Grupo Sambaqui (SP)

O grupo realiza pesquisas e vivências em torno de manifestações da cultura tradicional afro-brasileira do Sudeste, apresenta o jongo, prática cultural dos negros que trabalhavam nas fazendas de café, principalmente na região do Vale do Paraíba. Expressão de lazer e religiosidade, ele é composto por “pontos” (músicas que são cantadas nas rodas) e muita dança. As letras contêm, frequentemente, mensagens cifradas, que propõem desafios para os cantadores. Duração: 60 min.

Elenco: Cristiane Pereira, Daniel Cavalheiro, Dulcimara Alves, Edite Neves, Eliana Lorieri, Helena Macedo, Luiz Fonseca, Maria Ivoneide, Marina Macedo, Mário Ezequiel, Ricardo Marcondes, Rosângela Macedo e Silvio Oliveira. Coordenação: Rosângela Macedo.

Circo Diabolô Classic Metal Cia. Infoncundibles (ESP)

O diabolô é a especialidade dos irmãos Jose Alberto e Daniel Foncubierta Campano. Mas o show da dupla espanhola vai além dos malabarismos com este brinquedo de origem chinesa. Eles também tocam violão, dando um toque musical de flamenco, erudito e rock, chamam gente da plateia para participar e abordam a relação entre irmãos, que ora podem ser opostos, ora complementares. Tudo com muito humor e técnicas circenses, englobando diferentes vertentes de malabarismo. Duração: 55 min.

Direção: Hermanos Infoncundibles. Elenco: Daniel Foncubierta Campano e Jose Alberto Foncubierta Campano. Música: Beethoven, Mozart, Joe Satriani e Hermanos Infoncundibles.

Cinema Exibição de curtas-metragens, dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès entre 1896 e 1913.

Gabinete de Curiosidades e Habilidades Inspirado pelos “traveling shows”, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades, o Gabinete das Curiosidades e Habilidades vai oferecer ao público uma variada programação em artes visuais, cinema e literatura. Um acervo de 80 livros ilustrados, um ateliê com diversas oficinas e uma seleção inédita de curtas-metragens de Georges Méliès estarão à disposição dentro de um Gabinete que será instalada em praças públicas. O cenógrafo William Zarella é o criador do gabinete que vai passear pelo Estado de São Paulo durante o Circuito Sesc de Artes.

Literatura Palavra + Imagem – Gabinete de Curiosidades e Habilidades Instituto Clio

Acervo de livros ilustrados, oferecido por duplas de mediadores que incentivarão adultos e crianças a realizarem leituras individuais e compartilhadas. Gabinete de Curiosidades e Habilidades  

Pesquise no Site