Publicidade

Departamento de Cultura promove Oficina de Areiaografia

corpus christi - 222No dia 26 de maio, Matão celebra sua 69ª Festa de Corpus Christi e a Prefeitura já está finalizando os preparativos da celebração.

Entre os destaques de todas as edições, são os tapetes confeccionados por artistas do município que trabalham ornamentando um trajeto em formato de cruz. Com o intuito de continuar a tradição, o artista plástico Elio Floriano, compartilha seu conhecimento através da Oficina de Areiaografia para que mais pessoas aprendam a principal técnica utilizada na confecção dos famosos tapetes.

Os interessados em participar da Oficina e das ornamentações dos tapetes, já podem fazer a inscrição, gratuitamente, na Casa da Cultura, (Avenida 7 de Setembro, 1051, Centro). As aulas serão ministradas nos dias 17 e 19 de maio, às 14h00, na Casa da Cultura.

Manualmente os tapetes são decorados com areia, terra de coloração natural e mais o vidro moído tingido. A Prefeitura também é responsável pela preparação do material e como em todos os anos, cerca de 70 toneladas de matéria-prima são utilizadas na decoração.

O artista plástico matonense Elio Floriano, que participa das ornamentações desde 1987, coordenará a oficina. “Todos podem participar desta oficina e contamos com a população matonense. Nesta técnica treinamos principalmente as mãos para que o material ao ser aplicado no chão caia sutilmente e sem excessos”, explicou Floriano.

Mais informações sobre a oficina de Areiaografia podem ser obtidas pelo telefone 3382-6640.

corpus christi - 222

corpus christi - 050 

Pesquise no Site