Prefeitura abre inscrições para concurso fotográfico da Eco Matão 2014
Com o tema “A Fauna Urbana: A Vida Animal à Nossa Porta”, inscrições podem ser feitas entre 22 a 30 de abril.
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a Prefeitura Municipal de Matão, através das Secretarias de Educação e Cultura e de Serviços Municipais e Meio Ambiente, realizará mais uma edição da Semana do Meio Ambiente.
O tema da Eco Matão 2014 é "Fauna Urbana: a vida animal à nossa porta". Esse tema visa discutir e desenvolver ações relacionadas a questão ambiental, com enfoque nos animais, sejam silvestres ou domésticos, que partilham conosco o ambiente urbano.
Objetivando a conscientização dos diversos segmentos da sociedade sobre a temática, serão desenvolvidas diversas atividades desde o início do mês de maio, neste ano, antecipadas em função da Copa do Mundo e do recesso escolar.
A diretora do Departamento de Meio Ambiente Maria Bellintani Ourique de Carvalho, explica que diversas atividades estão previstas para esta edição. “Nossa programação conta com visitação à mata nativa, palestras sobre animais silvestres e de posse responsável de animais domésticos, apresentação do filme “Rio 2”, mutirão do lixo eletrônico, recolhimento de óleo de cozinha, feirinha de adoção de animais, manifesto à natureza, concurso fotográfico, exposição de fotografias e esculturas, soltura de peixes no lago, curso de poda de árvores ,entre outras ações”, afirmou.
Concurso Fotográfico Um edital está aberto para o concurso fotográfico: “Fauna Urbana: A Vida Animal à Nossa Porta”. Poderão participar estudantes matriculados nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental II, médio, profissionalizante, técnico, educação de jovens e adultos, educação especial e projetos sociais.
As inscrições são gratuitas, e devem ser efetuadas na própria escola, no período de 22 a 30 de abril. Cada participante terá direito a inscrever no máximo três fotografias, exclusivamente de sua autoria, que deverão ser entregues na escola, no dia 19 de maio, em mídia de CD ou DVD, em formato digital. A finalidade é registrar em nosso município, as muitas espécies de animais que se adaptaram às condições urbanas, tirando máximo proveito da abundância de alimentos, fruto do desperdício e destinação inadequada de resíduos produzidos pelo homem.
São aves e mamíferos, mas também répteis e anfíbios, cuja vizinhança muitas vezes desconhecemos mas que partilham conosco a selva urbana. “Outro objetivo é refletir sobre o motivo que levou tantas espécies animais, algumas delas raras nos seus habitats naturais, a ocupar estes ambientes artificiais criados pelo homem, a adaptar-se a eles, e a prosperar”, salientou o secretário de Educação e Cultura Alexandre Luiz Martins de Freitas.
Os participantes concorrerão com os inscritos da própria escola, sendo que caberá a cada unidade escolar a seleção e o julgamento das fotografias. O melhor trabalho de cada unidade de ensino será encaminhado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, até o dia 22 de maio. O material será exposto na Casa da Cultura “Prefeito Armando Bambozzi”, no período de 02 a 06 de junho.