Publicidade

Casa da Cultura apresenta exposição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

JULIO RIBEIROTrabalhos mostrarão a luta contra as desigualdades de gênero em todas as sociedades e o papel da mulher no decorrer da história até a contemporaneidade

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente no dia 8 de março, a Prefeitura de Matão está organizando a exposição “Março Mulheres” na Casa da Cultura “Prefeito Armando Bambozzi”. A abertura da exposição será no próprio dia 8 de março (quarta-feira), às 20 horas, trazendo trabalhos que revelam a expressão de artistas plásticas mulheres e exclusivamente matonenses, com mais de 40 quadros produzidos, em sua maioria, utilizando a técnica de óleo sobre tela.

Os trabalhos expostos retratam situações nas quais a figura feminina é sempre presente, com abordagens multifacetadas, como a mulher no mercado de trabalho, na música e nas artes, além da moda feminina, o sentimento e o idealismo, dentre outros. As obras revelam o universo feminino, bem como seu papel ao longo da história e sua evolução junto à sociedade. Contudo, outros motivos artísticos também estarão expostos, com obras cujos conceitos e temas não estarão diretamente relacionados. Dentre as artistas que participarão da exposição, estão alunas de ateliês do município e ainda mulheres atendidas pelo CRAS São José (Centro de Referência da Assistência Social).

Considerada uma importante data do mês de março, O Dia Internacional da Mulher se apresenta como uma data bastante produtiva para as artes, uma vez que reflete o marco sobre as conquistas sociais, políticas e econômicas ao longo dos anos, sendo adotada pela Organização das Nações Unidas e por diversos países. A Casa da Cultura de Matão escolheu este tema para iniciar o calendário de exposições de 2017.

Segundo o diretor de Cultura, Julio Ribeiro, o departamento pretende realizar todos os anos a exposição em homenagem às mulheres, colocando em evidência o papel feminino na sociedade desde os tempos mais remotos até a contemporaneidade. “Quero que todas as pessoas visitem nossa exposição para que vejam como as obras estão bonitas, pois foram feitas com muito carinho só por artistas mulheres e da nossa cidade. Também agradeço a todos que estão ajudando para que a exposição alcance o seu objetivo, de revelar os desafios e a importância da mulher nos tempos atuais, além dos seus sentimentos, suas preocupações e sua sensibilidade”, ressalta.

Os trabalhos ficarão expostos até o dia 22 de março, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas na Casa da Cultura, localizada na avenida Sete de Setembro, 721 - Centro. Os interessados também podem obter mais informações sobre a exposição pelo telefone 3382-6640.

Sobre o Dia Internacional da Mulher

A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX na Europa e nos EUA. Na época, as jornadas de trabalho de 15 horas diárias e a discriminação de gênero eram temas debatidos pelas manifestantes da época. Em maio de 1908, foi celebrado o primeiro Dia da Mulher nos Estados Unidos (Dia Nacional da Mulher), com a união de mais de 1.500 mulheres em prol da igualdade política e econômica no país. No entanto, o dia 8 de março teve origem com as manifestações de mais de 90 mil mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Após a guerra e a Segunda Revolução Industrial, as indústrias incorporaram as mulheres para mão de obra e, devido às condições nocivas de trabalho, os protestos se tornaram frequentes. Nos anos 60, a data foi recuperada devido ao movimento feminista e, somente em 1977, a Organização das Nações Unidas reconheceu o Dia Internacional da Mulher.

JULIO RIBEIRO 

Pesquise no Site