Publicidade

Prefeitura organiza a 66ª Festa de Corpus Christi de Matão

Quadro 2014A Prefeitura de Matão está organizando todos os preparativos da 66ª Festa de Corpus Christi, que este ano acontecerá no dia 19 de junho.

Artistas, estudantes e voluntários farão a ornamentação em doze quadras na área central, por onde passará a procissão que reúne milhares de fiéis. Os desenhos serão confeccionados manualmente, a partir das 4h00, por voluntários em um trajeto em formato de cruz, partindo da igreja matriz do Senhor Bom Jesus, no Centro. Cerca de 70 toneladas de dolomita, areia e vidro moído serão utilizados na confecção dos trabalhos.

Toda a estrutura da festa é montada pela Prefeitura, com fornecimento e transporte dos materiais, pessoal de apoio, sanitários químicos, divulgação, entre outros. A organização da festa fica a cargo da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo, mas toda a estrutura da municipalidade é colocada à disposição do evento.

A novidade neste ano, é que, aproveitando a realização da Copa do Mundo no Brasil, e a presença de vários turistas estrangeiros, foi elaborado o material de divulgação com versões em inglês e francês.

O trajeto decorado por onde passará a procissão, começa defronte a igreja matriz, na rua José Bonifácio, segue pela avenida 28 de Agosto, rua Rui Barbosa, avenida 15 de Novembro, rua Prudente de Moraes, avenida 7 de Setembro e, novamente, pela rua Rui Barbosa, avenida Siqueira Campos e rua José Bonifácio, retornando ao ponto de partida, na igreja matriz.

Projeto “Artista na Rua”

Como em todas as edições da celebração do Corpus Christi, um artista que colabora nas ornamentações, é escolhido para receber homenagens por sua participação na festa através do projeto “Artista na Rua”. Nesta edição a artista homenageada será a matonense Helena Bottura Machado.

No ano de 1947, a artista inicia sua participação na festividade de Corpus Christi. Ainda menina ajudava os adultos a espalhar as folhas de manga, cedrinho e bicos de papagaio, que cobriam todo o percurso da procissão. Dali nasceu sua dedicação a essa tradição matonense que a acompanha até os dias de hoje.

No ano de 1960, casualmente, percebeu que os pequenos pedaços de vidro de uma garrafa poderiam servir como material para a decoração dos quadros, fazendo assim o primeiro cálice com vidro moído. A partir de 1962, tingindo e peneirando o vidro obteve diferentes texturas e nuances de cores. Neste momento, o vidro moído começa a ser utilizado em grande escala na confecção dos tapetes, permanecendo até hoje como o material mais nobre.

Após anos, a artista precisou adaptar sua participação na festa e começou a expor quadros na festa. Obras que retratam imagens religiosas são seus principais temas, caracterizados por sua vida religiosa. Atualmente seus quadros fazem parte da exposição feita defronte à farmácia do “Cirinho”, no Centro. A cada ano um quadro é feito para ficar no local, entre a rua Prudente de Moraes e avenida 15 de Novembro.

Integrando as homenagens à Helena Bottura Machado, a Prefeitura de Matão, por meio do Departamento de Cultura, realizará entre 18 e 30 de Junho, uma exposição na Casa da Cultura, com parte das obras da artista. O evento fará parte da programação da 66ª Festa de Corpus Christi de Matão. Mais informações pelo telefone 3382-6640.

Vendedores Ambulantes

Os vendedores ambulantes e comerciantes interessados em trabalhar nos locais dos eventos do Corpus Christi 2014 deverão procurar o Departamento de Tributos da Prefeitura de Matão entre 02 a 16 de junho, das 8h00 às 17h00, para retirada do alvará.

Depois disso, os comerciantes, de posse do alvará, deverão comparecer no dia 17 de junho no local de instalação das barracas, onde a fiscalização fará a demarcação, reserva dos locais e orientação para a montagem que será autorizada no dia 18 de junho.

Somente estarão liberados para instalação nos locais dos festejos aqueles que possuírem autorização específica para funcionamento no evento. Mais informações pelo telefone 3383-4080.  

Pesquise no Site