Manifesto contra abuso sexual acontece nesta sexta-feira (18)
Evento será realizado na praça central ‘Dr. Leônidas Caligola Bastia’
Nesta sexta-feira (18), às 9h, acontece um manifesto contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na praça central ‘Dr. Leônidas Caligola Bastia’.
A Prefeitura de Matão realiza este evento junto com as Secretarias de Saúde, da Educação e Cultura, e de Assistência e Desenvolvimento Social, além do Conselho Tutelar.
O objetivo é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa do direito sexual infantil.
Segundo a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), em 18 de maio de 1973, Araceli, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória (ES), seus agressores nunca foram punidos, o crime ficou conhecido como “Caso Araceli”. Com a repercussão e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, a data foi instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
Desde 2009 utiliza como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.
O desenho também tem como intuito proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade e com a causa. O slogan “Faça Bonito” projeta a ação para que a sociedade auxilie na responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
Como denunciar:
Núcleo de Prevenção de Violência – 3384-9424
Delegacia de Defesa da Mulher – 3382-5823
Guarda Municipal – 0800-7711531
Conselho Tutelar – 3382-3235
CREAS – 3384-8897
Disque Direitos Humanos – 100
Disque Denúncia – 181;
Polícia Militar – 190.