Vereador Nau solicita o Programa Vila Dignidade para beneficiar os idosos da cidade de matão
O Vereador Nau faz requerimento solicitando o Programa Vila Dignidade para Matão
O Vereador Ednaldo Leão da Rocha – NAU, DEM solicitou ao Secretário Estadual da Habitação Ilmo. Sr. Rodrigo Garcia (Deputado Federal) e ao Governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin para que contemplem nosso município com a implantação do Programa Vila Dignidade, em atendimento a idosos.
Um pouco sobre como funciona o Programa:
O Programa Vila Dignidade, instituído pelo decreto nº 54.285 de 29 de abril de 2009, com nova redação dada pelo Decreto Estadual nº 56.448⁄2010, é voltado para o atendimento a idosos, visa à construção de equipamento público constituído de moradias assistidas em pequenas vilas, adequadas a essa população, incorporando os preceitos do desenho universal, e com áreas de convivência social, garantindo acompanhamento social permanente ao público beneficiado, integrado a rede de serviços do Município.
O Programa é uma ação conjunta da Secretaria Estadual da Habitação com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), a Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, a Secretaria Estadual da Cultura, com o FUSSESP e as prefeituras dos municípios paulistas, considerando também que o Programa prevê tais construções de conjuntos habitacionais especialmente projetados para idosos de baixa renda, sem vínculos familiares e aptos a tarefas diárias, sendo os conjuntos horizontais e tendo até 24 unidades de 39m² de área útil cada, divididos em uma sala conjugada com cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos que ser utilizada como jardim ou horta.
Foi firmado convenio com as seguintes cidades: Avaré (22 unidades), Araraquara (20unidades), Caraguatatuba (20unidades), Itapetininga (16 unidades), Itapeva (18 unidades), Ituverava (24 unidades), Limeira (22unidades), Presidente Prudente (24 unidades), Ribeirão Preto (18 unidades) e São José do Rio Preto (14 unidades), que tinham previsão de entrega o ano de 2010.
Na cidade de Mogi Mirim foram entregues 24 casas, sendo elas de 47,14m², onde o investimento feito pelo CDHU foi de 2,7 milhões, fazendo parte da Vila Dignidade da respectiva cidade um salão de festa, centro de convivência e uma academia ao ar livre para melhor atendimento e comodidade aos idosos, sendo que os investimentos foram variados desde R$1.415.535,45 a R$2,7 milhões que é o caso de Mogi Mirim devido à grandiosidade do Projeto, bem como a metragem das casas também variam que vão de 39 a 47,14 m², tudo isso com uma só finalidade: conforto, comodidade, segurança e estímulo para nossos idosos.
NAU também aproveita a oportunidade para agradecer pela implantação do semáforo no cruzamento da Rua Sinharinha Frota com a Avenida Trolesi, pedido antigo que beneficiara a todos de nossa cidade, devido ao fluxo de veículos que transitam pelo referido local e também agradecer pelo início das obras na construção do semáforo no cruzamento da Rua Sinharinha Frota com a Avenida Padre Nelson.