Publicidade

Prefeito Chico Dumont consegue a cessão do prédio da Estação Ferroviária

FullSizeRenderPrefeito esteve no escritório da Secretaria do Patrimônio da União em São Paulo para tratar do assunto

Na terça-feira (28/04), o prefeito Chico Dumont esteve em São Paulo, acompanhado de sua equipe de trabalho, para assinar o pedido de cessão, junto ao Governo Federal, do prédio e das áreas do entorno da Estação Ferroviária de Matão. A assinatura aconteceu na sede regional da Secretaria de Patrimônio da União, em São Paulo. Na ocasião, o Prefeito reafirmou o desejo do município em revitalizar a área e instalar um Centro Histórico e Cultural no prédio da antiga estação.

A discussão em torno do assunto foi iniciada há vários anos. Ocorre que o imóvel estava sob a responsabilidade da extinta Rede Ferroviária Federal S/A, e o processo de transferência para o patrimônio da União demorou. Sacramentada a transferência, o imóvel ficou sob a coordenação da Secretaria de Patrimônio da União, vinculada ao Ministério de Planejamento, órgão que poderia fazer a doação. “Esse assunto já fora tratado exaustivamente, durante anos, nos governos do ex-prefeito Adauto Scardoelli, e depois demos continuidade, porque sempre tivemos o maior interesse em transformar esta área em um espaço cultural para a população de Matão. Por isso, insistimos bastante para que esse processo fosse agilizado, e agora estamos colhendo os frutos desse intenso trabalho, com êxito total. A partir de agora, buscaremos recursos para a execução das obras de revitalização desse espaço, transformando-o em uma área pública, destinada a cultura e ao lazer do matonense. Será feita uma ampla restauração no local”, disse o prefeito Chico Dumont.

A Prefeitura de Matão havia solicitado ao Governo Federal, a cessão da área da estação ferroviária, pátio, armazém e prédio, totalizando aproximadamente seis mil metros quadrados. “Fizemos reuniões em Brasília, diretamente no Ministério do Planejamento, ainda na Secretaria de Patrimônio da União(SPU), depois continuamos o processo na sede regional da SPU, no Estado de São Paulo, e no dia 28 de abril, o prefeito Chico Dumont assinou o contrato de cessão junto ao Governo Federal”, informou o diretor de Planejamento, William de Gaetano Bassi.

No projeto preliminar consta a criação de um espaço cultural, envolvendo área para exposições, memoriais, inclusão digital e sanitários. Ali também deverá ser construído um anfiteatro, com salas multiuso, lanchonete, sanitários e recepção, todos com acessibilidade (rampas de acesso, sanitários PNE). O projeto contempla ainda, um grande espaço de vivência, com bancos, jardins, floreiras, bicicletário, aparelho de ginástica ao ar livre, iluminação decorativa e estacionamento, ocupando assim toda a área de aproximadamente seis mil metros quadrados

 

Pesquise no Site