Estudantes de Matão participam da Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro
Três estudantes de Matão participaram da VII Jornada de Foguetes, realizada pela Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), no último final de semana, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
Para participar da competição, os adolescentes contaram com apoio do Instituto Equipav, que pertence ao mesmo grupo da concessionária Águas de Matão.
Sob orientação do professor de física Fernando Prado Marques Luiz, os alunos Leonardo Manzi de Souza, do 3º ano do Ensino Médio, Vitor Cesar Polo e Murilo Batista do Carmo, ambos do 2º ano, desenvolveram o projeto de um foguete e de uma base de lançamento, confeccionados com garrafas plásticas.
O combustível para lançar o foguete é feito da mistura de ácido acético (vinagre) e bicarbonato de sódio. A reação química entre as substâncias faz com que o protótipo atinja grandes distâncias.
O trabalho rendeu um bom desempenho na Mobfog. Nessa mostra, os estudantes lançam, o mais longe possível, os foguetes que desenvolveram. A distância é medida entre o ponto de saída e parada do objeto. Os estudantes matonenses conquistaram a medalha de bronze e, assim, a equipe foi selecionada para apresentar o projeto também na Jornada de Foguetes.
“O Instituto Equipav acredita no potencial dos adolescentes e tem muito orgulho em apoiar iniciativas como essa, que estimulam a educação, o aprendizado e a descoberta. É por isso que mais uma vez estamos incentivando ações em Matão”, destaca a gestora de investimentos sociais do IE, Patricia Mezenes.
A Jornada de Foguetes é realizada desde 2009 e tem o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) – órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – e da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).