Publicidade

Feira do Produtor Rural começa dia 06 de abril

DSC 010720Na segunda-feira (29), foi realizada uma reunião para definir os últimos detalhes relacionados à Feira do Produtor Rural, inclusive a data de sua primeira edição.

Esse encontro foi comandado pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Willian de Gaetano Bassi, e contou com a presença dos produtores e também da vereadora Carla Kamel. “O objetivo central dessa iniciativa, é dar apoio para a comercialização, no varejo, de produtos hortifrutigranjeiros, conservas, doces, produtos derivados do leite e da industrialização artesanal, artigos oriundos do artesanato rural e outros gêneros alimentícios”, informou o Secretário.

O prefeito Chico Dumont concordou com a sugestão dos produtores, e determinou que a primeira edição da Feira seja realizada no dia 06 de abril. “Foram realizadas várias reuniões entre os setores envolvidos, para a definição da data de início da Feira do Produtor Rural, dia de funcionamento, horário e local. Chegamos à conclusão, após ampla discussão, que a Feira do Produtor Rural será realizada sempre às quartas-feiras, das 18 às 22 horas, no estacionamento do Conjunto Poliesportivo Laert José Tarallo Mendes. E a primeira edição da Feira será realizada dia 06 de abril. Um dos objetivos dessa Feira é apoiar a comercialização do excedente da produção da agricultura familiar diretamente ao consumidor final, eliminando a cadeia produtiva indireta, e desta forma, promover a autossuficiência financeira, a sustentabilidade e a segurança alimentar do pequeno produtor rural, e por conseguinte, beneficiando o consumidor com a oferta de produtos a preços mais acessíveis”, esclareceu o Prefeito.

Além disso, a Feira do Produtor Rural visa estimular a diversificação da produção agrícola municipal, facilitando prioritariamente o escoamento da produção dos agricultores familiares de Matão e de assentamentos rurais. Outro fator importante, é a possibilidade de beneficiar o consumidor, por meio da comercialização de produtos com melhor qualidade.

Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Willian de Gaetano Bassi, existem outros fatores que precisam ser considerados na lei. “De acordo com a legislação, os objetivos da Feira são vários, entre eles, promover a autosustentabilidade financeira da agricultura familiar, melhorando sua condição sócio-econômica e estimulando a criação de novos empregos rurais, além de incentivar o trabalho e a organização associativa. A participação na Feira do Produtor somente será permitida após inscrição e cadastro junto ao Departamento de Agricultura”.

As modalidades da Feira do Produtor Rural foram criadas e regulamentadas por decreto, datado de 1º de fevereiro, assim como, para manutenção da ordem e do bom funcionamento da Feira, foi formada uma Comissão Gestora, com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fazenda, Serviços Municipais e Meio Ambiente; Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo; Comissão responsável dos participantes da Feira do Produtor; Sindicato Rural; Sebrae; e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. “Não será permitida a venda de gêneros, cuja produção ou extração configurem dano ou ameaça de dano ao meio ambiente, principalmente em áreas de mananciais ou de proteção permanente”, salientou o prefeito Chico Dumont.  

Pesquise no Site