Águas de Matão emitirá primeira conta de água em braile
Iniciativa é resultado de uma parceria entre a concessionária e a Adevima e visa promover a inclusão de pessoas com deficiência visual total.
A Águas de Matão emitirá a primeira conta de água em braile até o início de dezembro. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a concessionária, por meio da área de Projetos Socioambientais, e a Associação dos Deficientes Visuais de Matão (Adevima) e as ações necessárias para concretizá-la foram iniciados em outubro deste ano.
O supervisor de Projetos Socioambientais, Paulo Guerreiro, explica que a parceria tem como objetivo principal promover a inclusão das pessoas portadoras de deficiência visual.
Inicialmente, as contas serão emitidas para os associados da Adevima, com deficiência visual total, mediante a assinatura de um termo de autorização de entrega de fatura. A conta em braile será entregue juntamente com a conta convencional, sem custos adicionais para o cliente.
O supervisor conta que a viabilidade da emissão da conta em braile começou a ser estudada logo após a visita da diretoria e associados da Adevima à sede administrativa da Águas de Matão, durante o programa Afluentes, no final de setembro.
“Desde o começo do mês de outubro trabalhamos nesse estudo e na viabilidade das medidas necessárias para implantá-lo. Para a empresa, promover a inclusão é sempre uma ação prioritária e estamos muito satisfeitos com a parceria firmada com a Adevima”.
Para a presidente da Associação, Adriana de Fátima Georgeti, a parceria com a concessionária para a emissão das contas em braile é muito importante para possibilitar acessibilidade aos associados com deficiência visual total. “Com isso, a Águas de Matão está contribuindo para inclusão dos nossos associados, que é o objetivo principal da Adevima”, avalia.
Você sabe o que é braile?
Criado pelo francês Louis Braille (1809 – 1852), o sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por pessoas com deficiência visual total ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.