Novas instalações do SAMU serão inauguradas na próxima semana
Prédio reservado exclusivamente para o serviço terá estacionamento para quatro ambulâncias e espaço total de construção com 768 metros quadrados.
Após firmar convênio com a Prefeitura de Matão visando atender a população nos serviços do ESF e SAMU, o Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ se prepara para inaugurar as novas instalações destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência na próxima quarta-feira (8), às 17h.
Dotado de todos os equipamentos e recursos necessários, o novo prédio conta com acomodações para o médico plantonista, equipes masculina e feminina, refeitório, cozinha, vestiários, sala de enfermagem, sala de controle para comunicações via rádio e sala de medicamentos, além de estacionamento para quatro ambulâncias. Contudo, as melhorias garantidas pelo prédio incluem ainda nova rampa para higienização dos veículos com local apropriado para descarte de resíduos e limpeza de macas, equipamentos e ambulâncias.
O espaço total da construção, incluindo estacionamento, compreende área de 768 m² e será inaugurado nas dependências do Hospital, com localização estratégica na área central da cidade. Para beneficiar o serviço, a Prefeitura de Matão promoveu recentemente a mudança de sentido no trânsito da Rua Pedro Perches de Aguiar e sinalizou a proibição de estacionamento em ponto específico da mesma rua, bem como em um dos lados da Rua Sinharinha Frota, no trecho entre as avenidas Sete de Setembro e Siqueira Campos. As mudanças garantirão o livre fluxo das ambulâncias que chegam ou saem do Hospital para o atendimento de ocorrências.
Nas palavras do presidente da Diretoria Executiva, José Reynaldo Trevizaneli, a inauguração das novas instalações do SAMU reflete um período de adequações e esforços para a melhoria contínua dos serviços. “Acreditamos que esse momento é de mudança e adaptação, tanto para o Hospital quanto para Prefeitura. Estamos muito otimistas com a mudança do serviço para a área central da cidade. Esta estrutura foi pensada com base nos requisitos do Ministério da Saúde, com prédio amplo para as acomodações dos funcionários e médicos, além de espaço adequado para as ambulâncias, com local específico para lavagem e descarte de resíduos. Lembrando que alterar o SAMU para uma área do Hospital evitará mais gastos do Executivo com aluguel”.
Já o prefeito Edinardo Esquetini destaca que as mudanças trarão inúmeros benefícios para a população, tendo em vista a qualidade do serviço oferecido pelo Hospital e a economia nos cofres públicos. “Essa nova parceria com o Hospital renderá bons frutos, pois teremos um custo menor com o ESF e o SAMU e mais qualidade em ambos os serviços. Enquanto nos ESF as equipes estarão completas, no caso do SAMU já temos novas ambulâncias conquistadas pela nossa gestão junto ao governo federal e agora teremos também instalações mais amplas, modernas e melhores, cumprindo com todos os protocolos necessários ao atendimento de urgências e emergências. Além disso, como disse o presidente Zezé Trevizaneli, o imóvel deixa de ser alugado e a Prefeitura também economiza com isso. Quero agradecer a ele, à administradora Denise Minelli e toda a equipe do Hospital por esta união que trará resultados muito positivos para todos, principalmente quem mais precisa, a população”, completa o prefeito.