Matão participa do EPTV na Escola 2017
Concurso fortalece exercício da cidadania e premiará alunos do ensino fundamental
“Se esta rua, se esta Rua fosse minha... Por quê? Não é?” é o tema deste ano do EPTV na Escola, concurso promovido pelas Emissoras Pioneiras de Televisão para promover reflexões junto aos jovens estudantes quanto à conservação dos espaços públicos, contribuindo para a cidadania e para uma cidade mais limpa e bonita.
O concurso foi lançado na semana passada, em encontro que reuniu dirigentes de ensino, secretários de educação e coordenadores pedagógicos da região. Representando o município de Matão, estiveram a secretária de Educação, Débora Raquel Costa Milani, o assessor de projetos educacionais, Kleber Maurício Gessolo, a diretora da divisão de Ensino Fundamental, Elenice de Paula Moreira, e a professora Micheli Cristiane da Silva.
O EPTV na Escola contempla a interatividade entre alunos e um veículo de comunicação e o conhecimento do processo de produção de um telejornal, bem como a integração entre as escolas. De acordo com Lívia Lucas, gerente de CEDOC e uma das responsáveis pelo EPTV na Escola, podem participar do projeto todos os alunos do último ano do ensino fundamental das escolas das redes municipais, estaduais, particulares, do SESI e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
As regras e critérios para fase classificatória ficam a cargo das secretarias municipais de educação, que selecionam os trinta melhores trabalhos da cidade. Estes deverão ser entregues na EPTV São Carlos até o dia 30 de junho.
A secretária Débora Milani explica que o projeto vem ao encontro do exercício da cidadania. “Na verdade, a temática se justifica porque fomenta o indivíduo a tomar o bem público para si, ou seja, cuidar do que dele, mas que também é de todos. Portanto, é primordial que todos tenham o direito de usufruir e o dever de cuidar”.
Débora salienta ainda que o tema propõe a conscientização do aluno para que ele possa ser um agente multiplicador junto à sua família e à comunidade na qual ele está inserido. “Cada um fazendo a sua parte, teremos uma cidade mais limpa, melhor cuidada, bonita e, assim, o aluno contribui com o zelo de sua rua, sua escola, seu bairro. Numa ação coletiva, podemos beneficiar toda a comunidade matonense”.
Classificação e premiação
A EPTV será responsável pela comissão de jornalistas e organizadores do projeto para uma pré-classificação de todos os trabalhos. Cada cidade terá, pelo menos, uma redação selecionada. Posteriormente, as redações desta triagem serão avaliadas pela referida comissão, que escolherá os dez finalistas.
Os finalistas terão seus nomes divulgados nos telejornais da EPTV em outubro deste ano e, posteriormente, os classificados realizarão uma reportagem em sua cidade com uma equipe da EPTV. Depois, permanecerão um dia na emissora de televisão em São Carlos para celebração e entrega de prêmios.
Os dez primeiros colocados receberão um aparelho de televisão. Já os professores orientadores dos finalistas e o diretor da escola do primeiro colocado receberão um tablet. A escola do primeiro classificado ganhará um datashow.
Legenda-foto1:Livia Lucas (EPTV) Debora Milani (Sec Educação e Cultura), Kleber Gessolo (Assessor de Projetos Educacionais), Elenice Ap. de Paula Moreira (Dir. da Divisão de Ensino Fundamental) e Micheli Cristiane da Silva (Professora) no lançamento do Projeto EPTV na Escola 2017.