Formaturas Proerd 2014
Este ano se formaram cerca de 800 crianças dos quintos anos do Ensino Fundamental das escolas do município.
Segunda-feira
Escolas: Adelino Bordignon, Ernesto Masselani, Laert Tarallo Mendes e Escola CEM
Terça-feira
Escolas: João Salgado Sobrinho, Colégio Anglo, Colégio COC, Sesi e Colégio Madre Leônia
Quarta-feira
Escolas: Guerino Vedoato, Antonio Carlos Manzini e Leopoldino Meira de Andrade (só hoje cerca de 180 crianças)
PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e visa prevenir o uso de drogas nas escolas entre as crianças do ensino fundamental.
Tendo por base uma cartilha, o aluno é convidado a discutir e assimilar conteúdos relacionados à auto-estima, resistir à pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas e resolução de conflitos.
Desenvolvido no ambiente escolar, o PROERD envolve crianças na faixa etária dos 4 aos 12 anos, da Educação Infantil até o Ensino Fundamental, concentrado nas séries iniciais, 4ª e 6ª série do regime de 8 anos e 5º e 7º, no regime de 9 anos. Em Matão, o programa atende os 5ºs anos do Ensino Fundamental.
Os instrutores são policiais militares especialmente treinados, que em encontros semanais de uma hora de duração na sala de aula, desenvolvem o programa utilizando cartilha especialmente criada para essa finalidade, que além de estimular as crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas, estreita o relacionamento polícia-cidadão.
O PROERD surgiu nos Estados Unidos em 1983, na cidade de Los Angeles, e foi sendo expandido rapidamente para vários países do mundo. {gallery}aproe{/gallery}