Search

Matão é contemplada com nova unidade do CAPS AD pelo Governo Federal

O anúncio foi feito ontem, quinta-feira (17), no início da noite, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A cidade de Matão foi contemplada com uma nova unidade do Centro de Atenção Psicossocial AD(CAPS Álcool e Drogas), por meio do projeto do Ministério da Saúde voltado à ampliação e modernização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Brasil. O anúncio reforça o compromisso do Governo Federal com a ampliação da política pública de saúde mental no país e representa um importante avanço para o município, que possui população superior a 70 mil habitantes.

O CAPS tem como foco o atendimento diário a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, inclusive aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. O modelo oferece estrutura ampliada e humanizada para regiões com maior demanda, promovendo acolhimento, cuidado em liberdade e fortalecimento dos vínculos sociais dos usuários.

Com o novo projeto referenciado do Ministério da Saúde, os CAPS passam a contar com ambientes mais acessíveis e funcionais, possibilitando maior integração entre as pessoas atendidas, suas famílias e os profissionais da saúde. A proposta reforça o cuidado individualizado e coletivo, com espaços que promovem convivência, autonomia e acolhimento.

O novo CAPS AD de Matão será construído a partir das diretrizes atualizadas do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), permitindo a oferta de um serviço estratégico e essencial para pessoas em sofrimento psíquico intenso, seja por transtornos mentais graves ou pelo uso abusivo de substâncias psicoativas.

O prefeito Cido Ferrari comemorou a conquista e destacou a importância do investimento para a saúde mental da população matonense: “A chegada de um novo CAPS é um marco para a saúde pública de Matão. A saúde mental precisa ser tratada com seriedade, acolhimento e estrutura adequada. Este investimento representa cuidado com as pessoas, atenção com quem mais precisa e reforça o compromisso da nossa gestão em construir uma cidade mais humana e justa. Agradeço ao ministro Padilha e ao presidente Lula por essa importante conquista, que, sem dúvida, fará a diferença na vida de muitas famílias. Estamos construindo um futuro com mais dignidade, acolhimento e esperança para todos”, afirmou o prefeito.

Com mais esta obra anunciada pelo Governo Federal, Matão soma agora seis importantes conquistas viabilizadas com recursos federais. São elas: a escola de tempo integral no bairro Cidade Jardim, a creche no Portal Terra da Saudade, a nova UBS IV Centenário/Pinheirinho, a duplicação da Avenida João Marchesan, a pavimentação da estrada que liga a Rodovia Washington Luís à empresa Predilecta e o CAPS AD, anunciado ontem pelo Governo Federal. No total, são quase R$ 45 milhões em investimentos que refletem um compromisso concreto com o desenvolvimento da cidade e com a melhoria da qualidade de vida da população matonense.

A construção da unidade em Matão integra a meta do Governo Federal de implantar 200 novas unidades em todo o país, como parte do PAC-Seleções. Para 2025, está prevista a seleção de mais 100 CAPS. O objetivo é ampliar o acesso aos serviços de saúde mental, com qualidade e equidade, consolidando a RAPS como uma rede eficaz, territorializada e centrada na recuperação da autonomia e dignidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Por Assessoria de imprensa!