Publicidade

Cebola Pesca e Náutica: Período do defeso nos rios de São Paulo termina no dia 28/02

Cebola 2Riqueza de quantidade e variedade são os resultados que já podem ser observados com a piracema. A natureza está dando um show no interior paulista.

Termina nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o período em que é proibida a pesca nas bacias dos rios Paraná, Paraíba do Sul e Ribeira de Iguape no Estado de São Paulo.

A medida, que está em vigor desde 1º de novembro de 2021, tem o objetivo de proteger os peixes nativos que fazem a piracema – movimento de migração anual realizado por várias espécies nativas para desovar nas cabeceiras das bacias hidrográficas.

Segundo Fábio Sussel, pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Aquicultura do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, durante a piracema os peixes se deslocam cerca 450 km, desde o rio Grande até a Cachoeira das Emas – região considerada o maior berçário de espécies do Estado. “Esse esforço é necessário para liberar ácido lático, que é um composto necessário para ativar o hormônio da reprodução”, explica Sussel.

De acordo com o pesquisador, nos últimos seis anos, o índice pluviométrico do Estado de São Paulo esteve abaixo da média histórica. Fenômeno que perdurou até dezembro de 2021. Contudo, a partir de janeiro as chuvas foram mais intensas na cabeceira do rio Mogi-Guaçu. “A piracema não pode ser calculada em números, mas podemos afirmar que a natureza proporcionou as condições ideais para a reprodução das espécies” destaca Sussel.

Pesquise no Site