Projeto “Xadrez na Escola” é desenvolvido na Escola Adelino Bordignon
Os professores das disciplinas de Matemática e Educação Física da Escola Municipal Adelino Bordignon, desenvolveram uma sala multidisciplinar, onde os alunos aprendem as práticas de jogos de tabuleiros.
O objetivo da prática é despertar o raciocino lógico, através das atividades intelectuais, entre elas, o Xadrez. Inicialmente esta atividade é integrada às aulas das séries dos Ensinos Fundamental e Médio.
“Todo o recurso educacional implica e contribui em resultados positivos no processo de formação de cada indivíduo. Ofertar estas possibilidades para o desenvolvimento das habilidades e competências, está entre as funções da escola e do professor comprometidos com a Educação de qualidade. Estas iniciativas são méritos dos nossos profissionais que sempre estão dispostos a fazer o melhor por nossos alunos”, frisou o prefeito Cido Ferrari
O objetivo da Escola é auxiliar a prática pedagógica, despertar o interesse, explorar o potencial e o desenvolvimento de atitudes positivas no processo de ensino e aprendizagem, além de fazer do Xadrez uma ferramenta complementar ao estudo.
“Ele é um facilitador da aprendizagem, pois além de desenvolver a capacidade reflexiva e cooperar na tomada de decisões, ele desperta um raciocínio de possibilidades e uma mente mais analítica. As técnicas utilizadas em jogos de tabuleiro também agregam no desbloqueio da resolutividade de conteúdos que exigem o pensamento lógico, como nas ‘atividades problemas’, muito exploradas na Matemática”, explicou o professor e secretário de Educação e Cultura, Alexandre Luiz Martins de Freitas.
A diretora da Escola salienta que a atividade já é desenvolvida na unidade de ensino e faz parte do currículo escolar, porém, a criação de um local específico, com toda a estrutura necessária, foi concluída neste ano. “Pelo grande interesse dos estudantes, percebemos a necessidade de implantar esta nova sala para incentivá-los ainda mais. Os resultados têm sido extremamente satisfatórios”, avaliou a diretora do Adelino Bordignon, Maria Paula Ciarantola Bottura.
As aulas são ministradas em conjunto nas disciplinas de Matemática e Educação Física, sob a coordenação dos professores Cloves Alves Silqueira e José Renato Borges Pereira. “Esta ferramenta em sala de aula faz os alunos adquirirem uma visão mais aprofundada do meio em que vivem, pois além dos benefícios na absorção do conteúdo escolar, ela gera a socialização, lealdade, espírito crítico e a competitividade saudável”, enfatizou o professor José Renato Borges Pereira.