Publicidade

Vacina Bivalente começa a ser aplicada em idosos com 70 anos ou mais e pacientes imunocomprometidos

a09f14f5 84be 4b63 beed cdef56e0a923.jpg 1A Secretaria Municipal da Saúde de Matão inicia nesta quarta-feira (01), o agendamento e aplicação da vacina Bivalente contra a Covid-19.

Neste momento, conforme determinação do Ministério da Saúde, o público priorizado é composto por idosos com 70 anos ou mais, pacientes imunocomprometidos (a partir de 12 anos) e pessoas idosas que vivem em instituições de longa permanência.

Os agendamentos devem ser feitos por telefone ou pessoalmente em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF’s). Para receber o imunizante, todos devem apresentar um documento pessoal e o cartão de vacinação contra a Covid-19. Imunocomprometidos também devem apresentar um laudo médico que comprove a doença ou sua condição de imunossupressão.

A Bivalente é uma atualização e reforço das doses e protege contra a cepa original do coronavírus e das sub variantes da Ômicron. O imunizante será aplicado em pessoas que já concluíram o esquema vacinal (primeira e segunda dose) e que tenham completado o intervalo de quatro meses da última dose.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a vacinação acontece conforme o recebimento dos lotes. “Aproximadamente 10 mil pessoas estão neste primeiro grupo, porém, assim como nas ações passadas, os lotes disponibilizados aos municípios não chegam completos e a imunização precisa acontecer em diversas fases. Para não haver o desperdício da vacina, optamos por realizar o agendamento antecipado”, explicou o secretário da Saúde, Orivaldo Ademir Regin (Faro).

• São considerados pacientes imunocomprometidos, por exemplo, pessoas com HIV, transplantados, pacientes oncológicos e outras com o sistema imune fragilizado.

A vacinação está disponível entre segunda e sexta-feira, nas UBS’s dos bairros Vila Pereira, Jardim São José, Bairro Alto, Centro, Jardim Paraíso, São Judas Tadeu e IV Centenário e nos ESF’s dos bairros Las Lomas, Nova Cidade, Silvania, Portal Terra da Saudade, Parque Aliança, Bom Jesus, Cadioli e Nova Guarani, além do Distrito de São Lourenço do Turvo

Em seguida, as próximas fases também contemplam idosos com idades entre 60 e 69 anos; gestantes e puérperas; e profissionais da saúde.

Plantão Bairro Alto

Com o intuito de facilitar o comparecimento das pessoas na ação, neste final de semana, a Unidade Básica de Saúde do Bairro Alto estará de plantão para vacinar o público alvo desta primeira fase. O plantão acontece no sábado (04) e domingo (05), das 08h30 às 16h30. Também é obrigatório o agendamento prévio.

a09f14f5 84be 4b63 beed cdef56e0a923

Pesquise no Site