Publicidade

Prefeitura de Matão investe em novos equipamentos para o Centro de Fisioterapia

854e18fe 5d95 4b60 8ac4 d3dce5b93476Com o intuito de melhorar a condição de saúde dos pacientes que necessitam de tratamento fisioterapêutico, a Prefeitura de Matão fez a aquisição de novos equipamentos para o Centro de Fisioterapia.

Com investimento total de R$ 100 mil, o combo de material inclui bicicletas ergométricas, esteiras, aparelhos de terapia física, aquecedores, laser e outros. O Centro de Fisioterapia de Matão oferece atendimento gratuito para pacientes com indicação médica. Em 2022, no local, foram realizados aproximadamente de 19 mil atendimentos.

“Desde o início do nosso mandato trabalhamos para a melhoria de todas as áreas, principalmente destas que são consideradas tão sensíveis. Nosso objetivo é cuidar das pessoas para que elas possam usufruir da vida com saúde e isso é possível quando oferecemos novos tratamentos, alinhados ao trabalho humanizados dos profissionais. Desejo que possamos fazer a diferença na vida dos pacientes, e agradeço e parabenizo a dedicação desta equipe por cuidar tão bem dos matonenses”, enfatiza o prefeito Cido Ferrari.

O Centro de Fisioterapia de Matão funciona ao lado do Centro de Saúde (Posto do Centro) e é composto por uma equipe de especialistas que avaliam a necessidade do paciente e, de acordo com a recomendação médica, elaboram um plano de tratamento individualizado. Atualmente, entre os tratamentos ofertados aos pacientes de Matão estão: Ortopedia, Traumatologia, Reumatologia, Pneumologia, Neurologia, Amputação e Ginecologia.

Além disso, dois profissionais que compõem a equipe do Centro de Fisioterapia prestam serviços de fisioterapia neurofuncional aos pacientes da Associação dos Deficientes de Matão (ADEMA) e às crianças e adolescentes atendidas no Centro de Saúde Mental Infantil (Centrinho).

Os aparelhos adquiridos pela Prefeitura são: Termopulse (aparelho de alta frequência); Neurodyn (estimulador neuromuscular); aparelho de laser antares e led (terapia de fotobiomodulação); Cluster com Led (aparelho com luz infravermelha); aquecedores de água; cadeiras de rodas, bicicleta e esteira ergométricas.

“A Prefeitura é extensa e composta por muitos prédios que têm uma constante demanda de melhoria. Quando assumimos a gestão, percebemos que a falta de manutenção prejudicava a oferta dos serviços prestados à comunidade que dependem do SUS. Diante disso, a Secretaria da Saúde fez um mapeamento das necessidades materiais de cada espaço e, quando possível, fazemos a recuperação e manutenção dos equipamentos existentes. Porém, o mercado sempre inova, sendo preciso que façamos novas aquisições.” salientou o secretário da Saúde, Orivaldo Ademir Reguim, o Faro.

A fisioterapia é considerada como um dos principais tratamentos para a recuperação de uma vasta variedade de condições, desde lesões esportivas a doenças neurológicas e cardiovasculares, como lesões por uso excessivo da musculatura, como artrite e artrose, tendinites, lesões por esforço repetitivo, entorse, fraturas, etc. Ela também é utilizada para tratar problemas relacionados ao sistema respiratório, como asma, bronquite, entre outros.

“A reabilitação sem limitações e sem dores depende muito de um tratamento individualizado que ofereça uma terapia de qualidade para o paciente. É neste sentido que equipamentos mais modernos ajudam neste resultado e, também, na otimização do trabalho de nós profissionais. Agradecemos os investimentos, pois este setor ficou esquecida por alguns anos, mas nessa gestão estamos tendo o privilégio de nos enxergarem”, afirmou a fisioterapeuta Christianne Pinotti.

d54e83c1 abdf 43e7 9df9 5e01313b28ad

Pesquise no Site