Publicidade

Festival de Artes “Fronteiras” e Vivência Horizontal em Arte “VOA” acontecem neste mês com variadas apresentações e oficinas de arte-educação

dfd4a66b 5c96 4420 8f9b 180feaf5d535O mês de Julho promete ser intenso e com muitas atrações culturais e atividades artísticas para toda a comunidade matonense.

Entre os dias 09 e 15 de Julho acontece a 3ª edição da VOA - Vivência Horizontal em Arte e, entre os dias 16 e 29 de Julho, acontece a 13ª edição do Festival Arte-educativo – Fronteiras. Ao longo de três semanas, Matão abre suas portas para receber artistas internacionais e nacionais que movimentam a cidade com a realização de práticas arte-sócio-educativas. A programação é promovida pela Prefeitura de Matão, através da Casa da Cultura, ONG Ocara e Casa Pipa.

“Nos últimos anos, Matão tem expandido seu leque de eventos artísticos com o objetivo de promover a cultura local, bem como estimular a criatividade e o espírito de lazer e diversão. Possibilitar a continuidade do Fronteiras, que foi intermediado pela professora e ex-diretora de Cultura, Lygia Nicolucci, e outros projetos que surgiram recentemente, é reconhecer aqueles que contribuem para o desenvolvimento da arte, mas, principalmente, permitir às pessoas a expressão de suas ideias, que de forma criativa encontram seu lugar no mundo. Contribuir para o desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, na qualidade de vida delas é o propósito da ‘VOA’, do ‘Fronteiras’ e do nosso Governo”, considera o prefeito Cido Ferrari.

O Fronteiras Brasil é um festival arte-educativo de criação e troca de experiências entre artistas e comunidade local que acontece anualmente desde 2009 na cidade de Matão. É um festival cooperativo de repercussão internacional idealizado por Khosro Adibi, que sentiu a necessidade de criá-lo para reforçar a cultura por suas raízes sociais. O festival recebe artistas voluntários de diferentes partes do mundo que trabalham com diversas linguagens (teatro, dança, música, visuais, literatura, circo, cinema) desenvolvendo práticas arte-sócio-educativas em comunidades do município, além de fomentar o intercâmbio cultural entre artistas e comunidade.

Durante o período do Festival a sede Casa Pipa se transforma em residência para os artistas que, ao longo dos dias, transformam locais públicos em ambientes criativos e de formação. Além de explorar os espaços para a produção de seus trabalhos, os residentes possibilitam à comunidade circundante a oportunidade de conhecer suas culturas e vivenciar grandes experiências durante as oficinas oferecidas gratuitamente.

“A VOA deste ano terá a provocação dos artistas locais Ivanna Smolar e Thiago Gardini. Juntos, eles abrirão os trabalhos criativos com o grupo de arte-educadores residentes que atuará também no 13º Fronteiras Brasil. Os arte-educadores residentes desse ano vêm da Argentina, Equador e de diferentes estados do Brasil. Alguns já participaram de edições anteriores, outros vem como primeira experiência e juntos estão chegando para construir a VOA - Vivência Horizontal em Arte - 13º Fronteiras Brasil”, comenta o diretor de Cultura, Juliano Jacopini.

Os Arte-Educadores que estarão em Matão para as residências na Casa Pipa são: Adda Vyctoria, Liana Cunha, Vini Monteiro e Três Maglio (Brasil); Alvaro Pansa, Bboy Mono, Lau Domínguez, Nelle Riz e Valeria Magliocchetti (Argentina); e David Ramos (Equador).

Thiago Gardini (Brasil) é ator, diretor, cenógrafo, iluminador e bonequeiro pela Cia Labirinto de Teatro, residente permanente da Casa Pipa, desenvolve pesquisa orientada para o Teatro de Formas Animadas, como um dos recursos cênicos investigados pela Cia Labirinto. Psicólogo Clínico especializado em Transtornos de Aprendizagem, terapia Cognitivo Comportamental e terapias Contextuais. Arte-educador, professor da rede municipal, oferece a oficina de teatro de formas animadas, no ensino complementar desde 2009. Projeto desenvolvido nas oficinas municipais: 0 Boneco como agenciador e facilitador do processo aprendizagem. A percepção da identidade criativa, bem como o uso de materiais alternativos na construção de uma estética pessoal, são provocações de uma constante pesquisa pessoal que norteiam a investigação que se desdobra há mais de 20 anos.

Ivanna Smolar (Argentina) é artista performática, graduada em ciências políticas, arte-educadora e gestora cultural. Sua prática de palco é desenvolvida em torno de atuação, direção de palco, performance e movimento. Seus últimos trabalhos são: Afroargentinas, uma peça de teatro documental, como diretora e, “Oito saltos para ascender”, uma performance duracional sobre a gentrificação no bairro de La Boca (Bs. As. Argentina) com o “Coletivo Fangosureño”. Durante abril e maio de 2023, codirigiu os encontros de criação da residência artística Afro-Argentina, Anti-Racismo e Criação Cênica e em 2021 foi artista residente na VOA-Fronteiras, CASA PIPA, (Matão, Brasil). Como graduada em ciência política, ela trabalha principalmente no campo de organizações sociais e como arte-educadora fez parte de vários programas de arte-educação na Argentina e ministra treinamentos para formadores em mediação artística e cultural.

As dinâmicas e oficinas junto à comunidade acontecerão nos seguintes espaços: Casa Pipa, Base Comunitária, CEU das Artes, Projeto Coração / CRAS IV Centenário, Comunidade Santa Clara, Pequeno Cidadão Paraíso / CRAS Paraíso, Pequeno Cidadão Pereira e CRAS Santa Rosa. Toda a programação destinada ao público da VOA - Vivência Horizontal em Arte e do Festival Arte-educativo – Fronteiras será divulgada nos próximos dias.

a3275fb6 8a79 48b6 8fa4 a4df00e0b334

Pesquise no Site